IMS promove curso de conservação de acervos

Entre os dias 1 e 4 de abril, das 19h30 às 21h30, o Instituto Moreira Salles (IMS) do Rio de Janeiro promove o curso Preservação e conservação de acervos do período moderno da fotografia brasileira (1940-1970), com coordenação de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.

A primeira aula será ministrada por Burgi e terá como tema A fotografia moderna brasileira. O trabalho de Chico Albuquerque em seu estúdio de São Paulo, cujo período de produção mais intenso aconteceu entre as décadas de 1940 e 1970, será o mote do debate que se seguirá à exposição introdutória. Ao término da aula haverá uma visita guiada à exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque, em cartaz no centro cultural.

Imagem da exposição de Chico Albuquerque em cartaz no IMS-RJ

Nos encontros seguintes, os assuntos abordados serão: procedimentos técnicos para tratamento de conservação de negativos fotográficos em base de diacetato e de fotografias em gelatina e prata, além de noções sobre a digitalização de acervos fotográficos.

A exposição Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque traz 130 imagens que integram o acervo produzido pelo fotógrafo durante seu período de atuação profissional em São Paulo, selecionadas a partir das principais vertentes da obra do autor: fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana.

Chico Albuquerque é um expoente da fotografia de estúdio no Brasil e um pioneiro da fotografia publicitária no país, além de ter desenvolvido uma sólida produção artística e autoral a partir de seu intenso envolvimento com o movimento fotoclubista de São Paulo.

 

Sair da versão mobile