IMS lança catálogo na SP-Arte

Catálogo que reúne ensaios sobre a obra de quatro grandes fotógrafos brasileiros, Modernidades fotográficas (1940-1964) será lançado no próximo sábado (5), às 19h30, durante a décima edição da SP-Arte, feira internacional de arte que ocorre no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O responsável pela edição brasileira – o catálogo foi originalmente lançado pela editora alemã Kerber em setembro do ano passado, para acompanhar uma exposição no Museu da Fotografia de Berlim– é o Instituto Moreira Salles (IMS), cujo acervo detém obras de todos os fotógrafos contemplados.

28_c_01 (1)

No catálogo, quatro ensaístas analisam os trabalhos de José Medeiros (1921-1990), Thomaz Farkas (1924-2011), Marcel Gautherot (1910-1996) e Hans Gunter Flieg (1923), situando-os no conceito de modernidade: do fotojornalismo de Medeiros ao modernismo de Gautherot, da abstração de Farkas à fotografia industrial de Flieg – tudo isso durante um período crucial da história brasileira.

O lançamento terá um bate-papo entre o crítico de arte Lorenzo Mammì e Samuel Titan Jr. (IMS), ambos ensaístas do livro, no Auditório SP-Arte. Um pouco antes, no mesmo local, mas às 15 horas, o IMS promove outra atividade: o coordenador de fotografia do IMS e editor da revista Zum, Thyago Nogueira, conversa com a artista Letícia Ramos, que teve seu projeto Microfilme selecionado na primeira edição da Bolsa de Fotografia Zum/IMS.

Artigos relacionados