As pessoas preferem imagens de alimentos geradas por IA ao invés de fotos reais de alimentos, descobriram pesquisadores durante um estudo, que foi publicado no site Science Direct. Os resultados foram consistentes e repetidos várias vezes durante o estudo, principalmente quando os participantes não sabiam a origem das fotografias. Isso sugere, surpreendentemente, que as imagens geradas por IA são excelentes em destacar os aspectos visuais mais saborosos da fotografia de alimentos.
O que faz a comida parecer deliciosa?
Os pesquisadores dizem que as imagens de IA foram especialmente boas na produção de imagens que mostram simetria, formato uniforme, brilho, cores maduras e iluminação de boa qualidade. Essas preferências remontam ao cérebro do homem das cavernas, onde comer o tipo errado de alimento pode resultar em doença ou até morte.
“Como humanos, tendemos a sentir-nos desconfortáveis com objetos que apontam para nós, interpretando-os como ameaças, mesmo quando é apenas comida”, explica o principal autor do estudo, Giovanbattista Califano, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Nápoles Federico II.
Os pesquisadores pediram a 297 participantes que classificassem imagens de alimentos reais ou geradas por IA em uma escala de “Nada apetitoso” a “Extremamente apetitoso”. As imagens retratavam uma variedade de alimentos naturais, processados e ultraprocessados, desde maçãs e cenouras até milkshakes de chocolate e batatas fritas.
Quando os participantes foram informados de como cada imagem foi criada – seja através de fotografia ou IA – eles tenderam a classificar as versões reais e as geradas por IA igualmente atraentes. No entanto, quando os participantes não tinham conhecimento do processo de criação da imagem, a versão gerada pela IA foi consistentemente classificada como significativamente mais apetitosa do que a imagem real da comida.
O supervisor do estudo e coautor, Professor Charles Spence (Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford), disse: “Embora os recursos visuais gerados por IA possam oferecer oportunidades de economia de custos para os profissionais de marketing e para a indústria, reduzindo o custo de encomenda de sessões de fotos de alimentos, essas descobertas destacam riscos potenciais associados à exacerbação da ‘fome visual’ entre os consumidores – o fenômeno em que ver imagens de comida desencadeia apetite e desejos.”
“Isso poderia potencialmente influenciar comportamentos alimentares pouco saudáveis ou fomentar expectativas irrealistas sobre os alimentos entre os consumidores”. Além disso, os pesquisadores também descobriram que as imagens geradas por IA tendem a retratar os alimentos com uma aparência mais densa em energia em comparação com os originais, especialmente na abundância retratada. Por exemplo, a IA pode aumentar o número de batatas fritas na imagem ou adicionar mais chantilly a uma sobremesa.
O desafio dos fotógrafos de alimentos diante das imagens IA
Como fotógrafos, todos sabemos como pode ser difícil tirar fotos excepcionais de comida. Normalmente, você precisa de um estilista de alimentos ou chef profissional, de vários adereços e ferramentas e, claro, de iluminação de alta qualidade na maioria dos casos. Não é tão simples quanto fazer uma foto com IA. Não à toa, várias empresas de entrega de comida e restaurantes têm usado imagens geradas por IA em seus aplicativos. E esse comportamento tem se reproduzido em pequenos comércios, restaurantes, bares e outras atividades alimentícias, colocando em xeque o futuro dos fotógrafos de produtos, que rapidamente precisam se reposicionar no mercado para não sucumbir diante da gigantesca onde de geração de imagens de alimentos por IA.