Imagem de bebê sob arame farpado é “Foto do Ano” do World Press Photo

O World Press Photo, um dos mais importantes prêmios de fotojornalismo do mundo, acaba de divulgar os vencedores da edição de 2015. Ao todo, foram 82.951 fotografias avaliadas, inscritas por 5.775 fotógrafos de 128 países. O vencedor da Foto do Ano foi o australiano Warren Richardson.

A imagem impactante retrata a crise de migração na Europa. Na foto intitulada “Esperança por uma Nova Vida”, um bebê de família migrante é passado por baixo de uma cerca de arame farpado na fronteira entre Hungria e Sérvia. A fotografia é de agosto de 2015 e venceu também o primeiro lugar na categoria Spot News. Para o presidente de fotografia da AFP, Francis Kohn, esta imagem é “poderosa por sua simplicidade”. “Vimos esta foto cedo e soubemos que era uma imagem importante”, conta Kohn sobre o processo de seleção.

Mauricio Lima (1º lugar na categoria General News – single)

A premiação leva em conta as fotografias produzidas em 2015. O Brasil também figurou entre os principais vencedores do ano, com o fotógrafo Mauricio Lima sendo vencedor na categoria General News. Na imagem de Lima, um médico trata as queimaduras de um jovem combatente do Estado Islâmico de apenas 16 anos, na Síria. Mauricio Lima trabalha como freelancer para várias publicações internacionais, incluindo o jornal americano The New York Times.

Kevin-Frayer (1º lugar na categoria Daily Life – single)

No ano passado, o concurso de fotografia World Press Photo causou polêmica ao desclassificar o vencedor da Foto do Ano por “informações enganadoras”. Em seguida, foi eleita como vencedora uma imagem que mostrava o momento de intimidade de um casal homossexual na Rússia, país onde os gays encontram muitas dificuldades sociais, além de serem perseguidos.

Zhang Lei (1º lugar na categoria Contemporary Issues – singles)
Sergey Ponomarev (1º lugar na categoria General News – stories)
Rohan Kelly (1º lugar na categoria Nature – single)
Matic Zorman (1º lugar na categoria People – single)
Mário Cruz (1º lugar na categoria Contemporary Issues – stories)
Daniel Berehulak (1º lugar na categoria Daily-Life – stories)

 

Sair da versão mobile