Tendência

I’m Back Film: nova solução promete transformar câmeras analógicas em digital com 20 MP

Uma nova solução chamada “I’m Back Film” promete realizar é um antigo sonho de milhares de fotógrafos: transformar câmeras analógicas em digital. O I’m Back é o primeiro rolo de filme digital e conta com um sensor Four-Thirds de 20 megapixels. Ou seja, na prática você poderá fotografar com sua antiga câmera analógica com os benefícios de uma câmera digital, inclusive gravar as imagens digitais em um cartão de memória SD ou conectar em outros dispositivos com uma rede Wi-Fi.

“I’m Back Film” representa uma segunda chance para as antigas câmeras analógicas que foram relegadas ao esquecimento (estou me referindo às milhões que ficaram sem uso, não às que ainda são amadas pelos entusiastas da fotografia analógica). Com nossa incrível capacidade de transformar essas relíquias em dispositivos digitais modernos, estamos escrevendo um novo capítulo na história da fotografia,” explicaram os desenvolvedores do I’m Back Film, que inclui o brasileiro Samuel Medeiros, criador do projeto. Veja abaixo o vídeo oficial:

O sensor Four-Thirds de 20 megapixels do I’m Back Film pode trabalhar junto com um adaptador de grande angular para garantir que o sensor menor que o de quadro completo cubra toda a área de imagem do formato de 35mm. Ou os usuários podem aproveitar o fator de corte habilitado por um sensor Micro Four Thirds (fator de corte de 2x em comparação com um sensor de imagem de quadro completo).

I’m Back Film: nova solução promete transformar câmeras analógicas em digital com 20 MP
O I’m Back Film pode transformar câmeras analógicas em digital
I’m Back Film: nova solução promete transformar câmeras analógicas em digital com 20 MP

Quanto ao motivo pelo qual o I’m Back Film utiliza um sensor Micro Four Thirds em vez de um sensor Full-frame, a equipe por trás do produto afirma que se resume ao custo. Um sensor Four-Thirds oferece “excelente qualidade de imagem a um custo mais acessível em comparação com um sensor Full-frame”. Além disso, como mencionado, quando combinado com um filtro de lente grande angular, os usuários podem alcançar o mesmo campo de visão em sua lente que teriam ao usar um sensor de câmera de 35mm.

O dispositivo captura imagens digitais em um cartão de memória SD. Também inclui conectividade Wi-Fi, permitindo que os fotógrafos conectem seus smartphones ao I’m Back Film e instantaneamente obtenham fotos para postar nas redes sociais.

É justo se perguntar, além da engenhosidade do produto, o que ele oferece aos fotógrafos. “Atualmente, o mundo da fotografia tem visto principalmente o lançamento de novas lentes e melhorias em câmeras digitais existentes. No entanto, o ‘I’m Back Film’ oferece algo verdadeiramente único. Ele permite que os fotógrafos revisitem suas antigas câmeras analógicas, muitas das quais estão acumulando poeira nas prateleiras. Isso não apenas abre novas possibilidades criativas, mas também ajuda a preservar a história da fotografia,” escreve o I’m Back.

A empresa também acredita que a fotografia está passando por uma “crise de criatividade”, em que os fotógrafos frequentemente repetem as mesmas técnicas e estilos. O I’m Back Film visa revigorar os fotógrafos e inspirar abordagens frescas e imagens criativas. Também espera incentivar mais experimentação.

I’m Back Film: nova solução promete transformar câmeras analógicas em digital com 20 MP

O sensor Sony IMX 269 é combinado com um processador NT9853 e uma tela LCD de 1,5 polegadas. O sensor também pode gravar vídeos 4K UHD a até 60 quadros por segundo. O dispositivo inclui captura de imagem em RAW e JPEG e apresenta vários predefinições em preto e branco e cores, incluindo algumas inspiradas em Kodachrome e Fujifilm.

Com o I’m Back Film, os usuários não precisam mais escolher entre analógico ou digital. Usar o I’m Back Film não requer a modificação das câmeras analógicas existentes, garantindo que o equipamento vintage seja preservado. O I’m Back Film será lançado daqui há 4 dias no Kickstarter. Os fotógrafos podem se inscrever para serem notificados quando a campanha começar. Ainda não foi divulgado qual será o valor do I’m Back Film.

Artigos relacionados