Curiosidades

Ilusão de ótica engana seu cérebro e adiciona cor em uma foto em preto e branco

O fotógrafo e biólogo computacional, Andrew Steele, acaba de lançar uma fascinante ilusão de ótica que engana seu cérebro e “adiciona” cor a uma imagem em preto e branco. Essa ilusão de ótica é baseada em um processo visual denominado adaptação cromática , que é a capacidade do cérebro de se ajustar às mudanças na iluminação para manter constantes as cores da imagem. É por isso que um pedaço de papel branco continua a “parecer” branco para o seu cérebro, quer você esteja olhando para ele sob luzes de tungstênio muito quentes ou sob uma luz fluorescente muito fria.

Este processo é tão poderoso que pode realmente ser usado para enganar seu cérebro para adicionar cor a uma imagem em preto e branco, que é a ilusão de ótica que Steele demonstra abaixo. Funciona melhor se você estiver visualizando em tela cheia, mas também é possível ver a ilusão visualizando as imagens no tamanho normal abaixo. Primeiro, uma imagem normal em preto e branco (ignore o ponto preto no centro da imagem, por enquanto):


A seguir, aqui está a mesma imagem com todas as cores alteradas para suas cores complementares e muito saturadas. Concentre-se naquele ponto preto no centro da imagem e mantenha seu olhar ali. Não desvie o olhar. Depois de um curto período (uns 20 segundos), o GIF animado mudará automaticamente para preto e branco, mas contanto que você não desvie o olhar do ponto, você verá a imagem em cores:


Isso funcionará muito melhor se você estiver assistindo o vídeo em tela cheia, mas se você conseguiu, você notará que a fotografia em preto e branco parece que está em cor. Pode até parecer bastante vibrante, embora a imagem em si seja 100% em tons de cinza!

“A primeira vez que vi isso, fiquei totalmente pasmo – é um truque tão simples, mas tão incrivelmente eficaz!” disse Steele ao site PetaPixel. Se você quiser se aprofundar em por que e como isso funciona, ou ver essa ilusão em ação usando algumas outras imagens, confira o vídeo completo no canal de Steele no YouTube.

Fonte: Petapixel