Câmeras, lentes e iluminação Iluminação

8 esquemas para ousar com gelatinas

congresso de fotografia

A fotógrafa de moda Julia Kuzmenko publicou no site Fstoppers uma série de esquemas de luz que ela utiliza em suas fotografias de estúdio, usando gelatinas coloridas e papel celofane. “Têm vezes que me pego entediada fotografando com a mesma iluminação por diversas vezes. A repetição leva à perfeição, mas esse tipo de repetição acaba por degradar e não adicionar em nada ao meu portfolio”, ela acredita.

Para variar sua luz e seu portfolio, siga as dicas de Julia e renove o seu olhar:

Equipamentos que você vai precisar: os strobos e luzes que você já possui em seu estúdio. A luz contínua também funciona, mas você precisa estar atento para que a temperatura não acabe por derreter as gelatinas. Refletores do tipo beauty dish também são recomendados.

As gelatinas podem ser encontradas em diversas lojas de equipamento fotográfico, mas você também pode usar papel celofane.

A densidade da cor vai variar conforme a grossura da folha de celofane. Se você dobrar várias vezes o papel terá cores mais vivas, o que é muito importante para que a técnica funcione.

1. Um toque sutil de cor: usando um strobo colorido como luz de contorno:

1_audrey-JK-web

2. Usando um único strobo para luz de contorno, mas com cores bem fortes: é necessário utilizar uma gelatina bem grossa (ou dobrar o celofane algumas vezes) para ter uma cor bem viva.

2_Sherry-JK-web

3. O mesmo esquema anterior, porém espelhado, mas desta vez a luz foi deixada na altura da câmera e direcionada para o rosto e corpo da modelo.

2-Tori-JK-web

4. Dois strobos com cores, um em cada lado, toque de cor sutil: Quando Julia quer uma luz de contorno na bochecha, ela aponta uma luz colorida bem atrás da cabeça do modelo.

3-Levi-JK-web

5. Dois strobos com gelatina, um em cada lado, cores vívidas: Neste esquema, Julia adicionou uma luz com gelatina ao fundo. Ela estava fotografando em um fundo cinza, que estava bem sem graça sem as cores.

4-Tori-JK-web

6. Você também pode brincar com longa exposição…

5-Sarah-JK-web

…ou deixar colorida a luz principal, como nos dois exemplos abaixo:

7. Neste esquema, Julia deixa a luz principal (em um softbox) na cor vermelha, e o flash com gelatina verde, criando um curioso efeito.

6-Tori-JK-web

8. Dois strobos: um com uma luz azul bem rica, e outro com luz vermelha suave nas costas da modelo. Um refletor metálico no strobo azul foi colocado um pouco mais afastado da modelo, criando assim uma luz mais dura e uma sombra bem definida na parede. O beauty dish na cor vermelha está bem perto da modelo, a luz é mais suave, além de colorir a sombra da modelo.

7-Tori-JK-web

 

Sobre o autor

Marcus Dejean

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!