A iluminação Butterfly, também conhecida como Luz Paramount por ser a luz favorita do famoso estúdio de cinema em Hollywood, é uma luz principal usada para tirar fotos de beleza, glamour, moda e, principalmente, retratos. E como o próprio nome revela, sua principal característica é criar uma sombra abaixo do nariz da pessoa fotografada em formato de uma borboleta (Butterfly).
![Iluminação Butterfly](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2021/03/luz-butterfly.jpeg)
Os fotógrafos, normalmente, amam essa luz porque ela destaca as principais características das pessoas fotografadas, como o nariz e as maçãs do rosto. As sombras que aparecem da luz Butterfly abaixo do nariz e do queixo da pessoa faz com que seu rosto pareça mais fino, mais alongado. Como é uma iluminação muito suave, que embeleza o rosto, normalmente, é mais usada para fotos de mulheres.
Como criar a iluminação Butterfly?
Para criar a iluminação Butterfly você precisará de poucos equipamentos. Apenas uma luz principal e um rebatedor. A luz principal é colocada frontalmente para a pessoa fotografada e para gerar as sombras no formato da borboleta, você precisa trabalhar com essa luz num ângulo superior, então coloque a luz principal, pelo menos, uns 30 centímetros mais alta do que o rosto da pessoa de maneira que a luz venha de cima pra baixo (Veja nas ilustrações abaixo). A altura da luz pode ser um pouco maior que isso, depende de cada caso, então observe e leve em conta o momento que a luz forma a borboleta perfeitamente abaixo do nariz da modelo.
![Iluminação Butterfly](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2021/03/iluminac%CC%A7a%CC%83o-butterfly.jpeg)
![Iluminação Butterfly](https://secureservercdn.net/198.71.233.51/xz7.4b6.myftpupload.com/wp-content/uploads/2019/02/1-17.jpg)
Mas qual fonte de luz uso como luz principal? Bem, você pode criar a iluminação Butterfly com várias fontes de luz, como um flash monobloco (tocha / cabeça de flash), flash dedicado / TTL (Speedlight), luz contínua e até luz solar (embora seja mais difícil de controlar).
Qualquer uma dessas fontes de luz permitem que você crie a iluminação Butterfly perfeitamente. Apenas um detalhe adicional! Se você trabalhar com cabeça de flash pode usar acoplado um modificador de luz. Os 3 mais indicados seriam: softbox, sombrinha ou beauty-dish. Indiferente do acessório, o fundamental, como falamos acima, é posicionar a luz principal corretamente: de frente para a pessoa e num ângulo de cima para baixo.
![](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2021/03/paramount-ligh-benjamin-button-691x1024.jpeg)
Como suavizar as sombras?
Se fizermos uma foto apenas com a luz principal você vai perceber que as sombras ficam bem fortes e evidentes, principalmente, no pescoço. E muitos fotógrafos não gostam do efeito. Por isso, uma maneira de suavizar essas sombras é adicionar uma luz de preenchimento, que nesse caso, podemos fazer com um rebatedor ou até uma cartolina branca.
Peça para seu assistente segurar o rebatedor também de forma frontal ao rosto da pessoa, posicionado na altura da cintura (veja o desenho abaixo). Quanto mais perto o rebatedor estiver do rosto da pessoa mais suaves ficarão as sombras. Usar um rebatedor também cria os Catchlights, pequenos pontos de brilho nos olhos da pessoa fotografada, que deixa a foto ainda mais bonita.
![](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2021/03/iluminac%CC%A7a%CC%83o-butterfly-o-que-e%CC%81.jpeg)
Bem, agora é colocar em prática essas dicas e fazer várias fotos com a iluminação Butterfly. Se quiser se aprofundar em outros tipos de luz, sugerimos que leia o artigo sobre outra luz muito famosa: a iluminação Rembrandt.