Dicas de Fotografia

Ideias criativas para fotos com a iluminação desenhando padrões

A iluminação criativa em retratos é muito importante para criar a intenção e também a emoção que você deseja passar. E o mais interessante: há possibilidades (quase) infinitas de usar a luz, basta um pouquinho de criatividade.

Foto: Иван Летохин
Foto: Иван Летохин

Um jeito legal de iluminar retratos é utilizar objetos que desenhem padrões de luz no rosto da modelo. Os pequenos padrões de luz e sombra podem criar retratos muito bonitos, além de misteriosos e diferentes do comum.

Foto: Alessio Albi
Foto: Alessio Albi

E como fazer isso? A luz pode passar através de uma cortina, por exemplo. Cortinas tem tramas diferentes umas das outras, possibilitando diversos padrões. Persianas também, bastante comuns nas janelas por aí, podem adicionar uma textura sutil ao rosto da modelo.

Foto: Vladimir Lis
Foto: Vladimir Lis
Foto: Rick Rose
Foto: Rick Rose

Olhe a sua volta e tente pensar nos padrões que os objetos próximos podem gerar. Em uma sessão ao ar livre, você pode brincar com as folhas das árvores, ou mesmo de plantas baixas, com a luz fraca atravessando e criando padrões aleatórios.

Foto: Alessio Albi
Foto: Alessio Albi

Chapéu de tecido com abas longas podem tanto contornar sua modelo como ser usado como um suave bloqueador da luz, de forma que a iluminação ainda passe pelo trançado do chapéu e crie os padrões na modelo.

iphotochannel-iluminacao-para-retrato-feminino
Foto: Anton Merkulov
Foto: Anton Merkulov
Foto: Valeriya Tikhonova
Foto: Valeriya Tikhonova

Leia também:

FONTE: 500PX