Tá aí uma coisa sensacional que vem acontecendo com mais frequência no mundo da fotografia: comprar negativos em lojas de antiguidades, revelá-los e achar tesouros fotográficos. Foi assim que uma das maiores fotógrafas de rua da história, Vivian Maier, foi descoberta. Dessa vez, o americano Tom Sponheim estava em Barcelona (Espanha) quando, passeando em uma feira, encontrou uma pacote de negativos pela bagatela de US$ 3,50. O ano era 2001 e Tom não sabia muito o que esperar desta compra. Foi quando trouxe as fotos à vida.
Tom Sponheim tinha simplesmente descoberto a grande obra de um artista desconhecido. Através das imagens, sabia que eram fotos ali mesmo de Barcelona, de muitos anos atrás, porém não tinha a menor pista de quem estava por trás dos negativos. Nove anos depois, e com a curiosidade ainda não satisfeita, Tom criou a página no Facebook “Las Fotos Perdidas de Barcelona” para tentar desvendar o caso. Foi só em 2017 que ele conseguiu descobrir o paradeiro deste artista com a ajuda de Begoña Fernandez Díez, que o encontrou através da página.
Com uma imagem de uma escola de Barcelona numa das fotos, Begoña pode encontrar o rastro. Havia o registro de um concurso fotográfico realizado em 1962, o Provincial Photo Contest, com fotos publicadas em uma revista, e uma dessas fotos estava entre os negativos de Tom. Descobriu assim a identidade da artista por trás das incríveis fotos, a professora Milagros Caturla. Assim como a hoje muito conhecida Vivian Maier, Milagros fotografava na rua nos momentos livres do dia, capturando a vida de Barcelona no meio do século 20. Mas foi um pouco mais além que Maier, expondo suas imagens e vencendo vários concursos da época.
A fotógrafa já é tida como a “Vivian Maier catalã” e neste ano receberá sua primeira exposição no festival de fotografia analógica Revela T. Tom Sponheim e Begoña Fernandez continuam trabalhando para fazer o legado da fotógrafa Milagros Caturla se tornar conhecido e receber o verdadeiro prestígio que esta grande artista merece. Veja algumas das obras de Milagros Caturla:
Leia também: “Fotógrafa encontra belíssimas fotos em negativo vendido num brechó”