A história da 1ª imagem editada no Photoshop

650_1000_jenniferparaiso

A ilha de Bora Bora é o cenário da primeira imagem editada no Photoshop. Segundo o site Xataka Foto, após terminar seus trabalhos no filme “Uma Cilada para Roger Rabbit”, John Knoll, um dos criadores do Photoshop, saiu de férias com sua namorada Jennifer para a Polinésia Francesa.

107-mac
Tela de apresentação da primeira versão do famoso aplicativo

Ambos trabalhavam no Industrial Light & Magic, estúdio de efeitos especiais criado por George Lucas para desenvolver os efeitos de Star Wars IV. Mal sabia John que esta foto tirada pouco tempo antes de pedir sua namorada em casamento se tornaria um importante passo para o software que revolucionou o mundo fotográfico.

Após voltar das férias John trabalhou ao lado de seu irmão Thomas, que estava terminando seu doutorado em informática e desenvolvendo um programa para Macintosh que permitia manipular imagens digitais, quando esse tipo de arquivo ainda não era muito popular nos computadores da época.

Ao se dar conta de que o programa desenvolvido pelo seu irmão tinha futuro, John se encarregou de cuidar da parte comercial, marcando reuniões e demonstrando – com a foto de sua mulher na praia – o que o ImagePro (nome que, por motivos de registro, mudou para Photoshop) era capaz de fazer.

E assim John Knoll fechou contrato com a Adobe, que comprou a licença de seu software, revolucionando para sempre a fotografia.

photoshop

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *