História da Fotografia

Os cartões de visita na Era Vitoriana

congresso de fotografia

Durante a Era Vitoriana existia uma mania entre as pessoas, assim como para nós hoje é a selfie nas redes sociais, naquela época uma espécie de cartão de visita era muito popular. A ideia tem como origem os cartões telefônicos que levavam o nome do proprietário e um símbolo. Era muito comum ter uma bandeja perto das portas para coletá-los.

Bottle Corker – Era uma pessoa que colocava rolhas nas garrafas.

O tamanho era padronizado 2,5 x 4 e foi patenteado pelo fotógrafo parisiense Andre Adolphe Disderi. As câmeras usavam técnicas fotográficas como o Daguerreótipo, porém mais simplificadas, um suporte deslizante em uma câmera com quatro lentes. Os cartões de visita eram fáceis e baratos de produzir e logo se espalharam pelo mundo, atingindo sua popularidade durante a Guerra Civil Americana, quando as famílias os usavam como lembranças.

Jogador de Futebol

Como a fotografia produzida daquela forma ainda era uma novidade para as pessoas, se comportar diante de uma câmera era praticamente um desafio. Os cartões de visita eram usados por todos os tipos de pessoas desde inúmeras profissões, atletas, famílias, a celebridades, escritores e figuras públicas.


Alexandre Dumas Pere e Adah Isaacs Menken a atriz mais bem paga em meados do século XVIII.

Hans Christian Andersen. O autor dinamarquês de ‘A Pequena Sereia’
O escritor Victor Hugo
Randolph Churchill. Pai de Winston’s Churchill
Mãe e seu bebê
Soldado Australiano

Fonte: PetaPixel

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!