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Hildegard Rosenthal: a primeira mulher fotojornalista do Brasil

Além de Gioconda Rizzo, a primeira fotógrafa do Brasil, outra mulher também marcou seu nome na história da fotografia. Hildegard Baum Rosenthal (1913 – 1990) é considerada a primeira mulher fotojornalista do Brasil. Ela fez parte da geração de fotógrafos europeus que emigraram durante a Segunda Guerra Mundial para o nosso país e contribuíram na renovação da estética fotográfica dos jornais brasileiros.

Hildegard nasceu em Zurique, na Suiça, e viveu até sua adolescência em Frankfurt (Alemanha), onde estudou Pedagogia de 1929 até 1933. Viveu em Paris entre 1934 e 1935. Ao regressar a Frankfurt, estudou fotografia no Instituto Gaedel, com Paul Wolf, especialista em câmera de pequenos formatos e técnicas de laboratório. Foi contratada como fotógrafa pela empresa Hein Mainischer Bildverlag, até que precisou deixar a Alemanha por conta do regime nazista, passando brevemente por Paris, antes de emigrar para o Brasil, especificamente em São Paulo, em 1937.

A fotógrafa Hildegard Baum Rosenthal
A fotógrafa Hildegard Baum Rosenthal: a primeira fotojornalista do Brasil

Em 1938 começou a trabalhar como orientadora de laboratório na empresa de materiais e serviços fotográficos Kosmos, na Rua São Bento. Ainda naquele ano, a agência Press Information contratou-a como fotojornalista. Foi quando realizou reportagens para jornais nacionais e internacionais e teve fotos publicadas no “La Prensa”, de Buenos Aires, “Gazeta do Sul”, de Cananeia, e “Folha da Noite”, “Folha da Manhã” e “Estado de São Paulo”.

Largo da Sé e a Catedral sendo construída, São Paulo – década de 40 | Foto: Hildegard Baum Rosenthal
Largo da Sé e a Catedral sendo construída, São Paulo – década de 40 | Foto: Hildegard Baum Rosenthal

As fotos de São Paulo registam o cotidiano da vida urbana: o fluxo de pessoas nas ruas, o transporte público, a arquitetura, vendedores ambulantes e cidadãos comuns em situações prosaicas. Hildegard registrava pessoas desconhecidas e também modelos que simulavam circunstâncias do dia a dia. Suas imagens têm poucos espaços vazios. O negativo enche-se quase totalmente com conteúdos que se apresentam de maneira equilibrada e clara. Valoriza os meios-tons e os detalhes à sombra, o que demonstra sua intenção de registrar o máximo de informações. As fotografias eram tiradas com câmeras da Leica e da Graflex, e posteriormente com uma câmera Rolleiflex.

Foto: Hildegard Baum Rosenthal

Durante esse período, também realizou fotografias no estado do Rio de Janeiro e de outras cidades do sul do Brasil, além de retratar diversas personalidades da cena cultural brasileira, como o pintor Lasar Segall, os escritores Guilherme de Almeida e Jorge Amado, o humorista Aparício Torelly (Barão de Itararé) e o desenhista Belmonte. Suas imagens procuravam capturar os artistas em momentos de criação. Em 1981, Hildegard chegou a afirmar: “A fotografia sem pessoas não me interessa”.

Foto: Hildegard Baum Rosenthal
Avenida São João e o edifício da Delegacia Fiscal ao fundo, São Paulo – década de 40 | Foto: Hildegard Baum Rosenthal

A fotógrafa interrompeu sua atividade profissional em 1948, após o nascimento de sua primeira filha. Em 1959, depois da morte de seu marido, assumiu a direção da empresa familiar S.A – Equipamento Hospitalar Dentário.

Em 1966, o Instituto Moreira Salles adquiriu mais de três mil negativos de Hildegard Baum Rosenthal, nos quais destacam-se cenas urbanas de São Paulo dos 1930 e 1940, período em que a cidade passou por um crescimento vertiginoso, tanto material como cultural. Outros negativos da fotógrafa foram doados por ela ao Museu Lasar Segall.

Foto: Hildegard Baum Rosenthal
Vendedor de frutas na esquina da ladeira Porto Geral com a rua 25 de Março, São Paulo – década de 40 | Foto: Hildegard Baum Rosenthal

Hildegard Rosenthal faleceu em São Paulo, em 16 de setembro de 1990. Através do movimento de renovação da linguagem moderna de sua produção, a fotógrafa exerceu forte influência em artistas como Aldo Bonadei, Manuel Martins, Alfredo Volpi, Fúlvio Penacchi, entre tantos outros.

Referências:

  1.  «Hildegard Rosenthal en la Enciclopedia Itaú Cultural»
  2.  «Filha reúne em livro material inédito sobre a fotógrafa Hildegard Rosenthal»Folha de S.Paulo
  3.  «Hildegard Rosenthal». Instituto Moreira Salles. Consultado em 13 de outubro de 2018. Arquivado do original em 9 de março de 2016

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