Helmut Newton e a representação do universo feminino
Nas fotografias de Helmut Newton, as mulheres eram o centro de sua obra, sempre representadas em suas formas belas e perfeitas, mesmo que em situações de explícita submissão. O fotógrafo tinha o delicado cuidado de demonstrar a beleza em suas variadas formas, e posicionar a mulher como o “sexo forte” pelo modo inusitado de suas fotografias.
Foi a partir das imagens de Helmut Newton que a Fotografia de Moda dos anos 1960 tomou um novo rumo. Sua forma elegante de tratar temas sexuais é até hoje referência para as grandes marcas. Newton agradecia aos editores de moda por terem a coragem de publicar suas fotografias. As mensagens podem ser encontradas na Helmut Newton Fundation, localizado em Berlim, onde nasceu.
Com doze anos, ganhou sua primeira câmera; há relatos de que ele já sonhava em trabalhar para a revista Vogue. A história do seu interesse pela fotografia sempre esteve ligado com o nu. Newton trabalhou como aprendiz da fotógrafa alemã Yva, especialista em nus, retratos e moda. A vida nômade de Helmut é marca importante em sua personalidade, que podem ser vistas em suas fotografias.
O seu primeiro estúdio fotográfico foi inaugurado em 1946, onde um ano depois após fotografar a modelo June Brunell veio o casamento e uma parceria que duraria até a sua morte, em 2004, em um acidente de carro na Califórnia. June Newton trabalha até hoje como assessora de Helmut perpetuando sua memória e solidificando a Fundação em sua homenagem.
Os quartos de hotel são seus cenários mais comuns, para compreender suas fotografias é preciso muita atenção e senso de interpretação, caso contrário a única coisa que pode ser vista são mulheres em atos eróticos. Mas a verdade é que Helmut buscava retratar o sentimento das mulheres em relação ao momento em que estavam vivendo na sociedade da época.
Por suas lentes passaram desde grandes estrelas do cinema e das artes como grandes modelos que foram retratadas em locais em enorme decadência. Suas imagens eram sempre carregadas de sedução pelas luzes duras que destacavam o objeto fotografado e escondiam o que não era necessário ser visto. As fotografias de Helmut Newton são fortes e mostram ao mundo mais do que conseguimos enxergar. Veja mais fotos:
02/31