Guia para você sair melhor nas fotos

Cada ser humano tem seus trejeitos, características e personalidade. Na hora de posar para a foto, nossas manias vêm à tona: tem quem sempre incline a cabeça, coloque a mão na cintura, posicione as pernas sempre da mesma forma, sorria mostrando os dentes ou dê aquela risadinha tímida de boca fechada, apertando os olhos. Nem sempre a forma como nos comportamos na frente da câmera valoriza a nossa aparência. Por esse motivo, muitos detestam como saem nas fotos.

O intuito desta matéria não é buscar a perfeição ou fazer apologia à obsessão pela imagem corporal e padrões de beleza impostos socialmente. Trata-se somente de um guia que sugere pequenas alterações para você se sair melhor nas fotografias. Pode parecer óbvio, mas prestar atenção nos detalhes realmente faz diferença.

1. Relaxe

Por mais que por dentro você esteja tendo uma síncope de nervosismo, lembre-se de que você não é a única pessoa que detesta o resultado de basicamente todas as fotos que tira, seja em grupo ou sozinha. Forçar um sorriso ou uma pose que não combine com a sua personalidade não o irá ajudar a sair melhor nas fotos. Respire fundo, feche os olhos por uns segundos e tente agir naturalmente.

2. Aprenda a sorrir

Evite forçar o sorriso ao tirar uma foto. Seu rosto vai acabar parecendo rígido e o sorriso, obviamente forçado. Existem exercícios de relaxamento facial que podem ajudar a aliviar a tensão: soltar a mandíbula aumenta o fluxo sanguíneo para o rosto e ajuda a relaxar os músculos ao redor dos olhos; abra e feche a boca o máximo que conseguir, depois massageie toda a área do rosto com as pontas dos dedos em movimentos circulares, batidinhas e vibrações.

3. Como parecer mais alto

Se você é baixinho, evite ser fotografado ao lado de alguém mais alto ou de alguma referência, como um carro, por exemplo. Se possível, sente-se ou opte por retratos que “cortem” o corpo pela cintura. Se quiser aparecer de corpo inteiro, coloque a câmera em um ângulo mais baixo, ou seja, a foto deve ser feita de baixo da linha da cintura. Outros truques estão na roupa: quanto mais curta a saia ou o short, mais longas suas pernas vão parecer. Para parecer maior, chegue o mais perto possível da câmera.

4. Para ter o rosto mais fino e ‘desenhado’

Mesmo para quem não fale inglês, no vídeo abaixo o fotógrafo Peter Hurley dá boas referências, como esticar o pescoço para frente e abaixar um pouco o queixo. Assim, a linha do rosto irá se destacar.

5. Como caber na foto se você é alto

As dicas são bastante parecidas com aquelas para quem quer parecer mais alto: sente-se, se possível, e tire fotos fechadas até a cintura. Em fotos em grupo, fique na parte de trás.

6. Como parecer mais magro

Para evitar que seus braços fiquem com dimensões gigantescas em uma foto, procure afastá-los um pouco do corpo. Caso tenha que abraçar alguém, apenas apoie os braços na pessoa sem fazer com que eles sejam pressionados e pareçam bem mais largos.

Se você está posando para uma foto de corpo inteiro, tente a clássica pose diagonal: gire levemente o corpo deixando um ombro mais próximo da câmera e um pé à frente do outro. Isso vai fazer você parecer mais magra do que se estivesse totalmente de frente. Tente manter a postura reta, com os ombros para trás e contraia um pouco o abdômen.

7. Pratique: Experimente diferentes caras, ângulos, poses, sorrisos e expressões faciais na frente do espelho ou da própria câmera para descobrir o que funciona melhor para você. Praticar fará com que você descubra o que funciona ou não para o seu biotipo.

Fonte: Revista Galileu.

Sair da versão mobile