Dicas de Fotografia

Google Imagens vai inserir selo para ajudar fotógrafos a vender fotos

Nos últimos anos Google Imagens fez várias mudanças para beneficiar os fotógrafos. Agora, o mecanismo de busca de imagens está testando um novo recurso que adiciona um selo de “Licenciável” nas fotos para ajudar os fotógrafos a venderem suas imagens por meio dos resultados da pesquisa. O novo recurso vem sendo testado numa versão Beta desde fevereiro desde ano. E para aparecer o selo “Licenciável” é necessário que você adicione as informações de licenciamento em todas as fotos do seu site, que assim, automaticamente, o Google Imagens irá mostrar o selo na miniatura das fotos nos resultados de pesquisa. O selo é um aviso aos pesquisadores que a imagem possui direito autoral e que está disponível para venda. Ao clicar no selo aparecem mais detalhes de como a foto pode ser licenciada.

Embora o recurso ainda não oficialmente disponível, o Google Imagens já permite e orienta os interessados como adicionar as informações de licenciamento para fotos por meio de metadados ou dados estruturados para que o mecanismo de busca localize as fotos a partir do momento que a ferramenta for lançada em breve. Empresas de hospedagem de fotos ficaram também animadas como o novo recurso. Para Grover Sanschagrin, do site PhotoShelter, os fotógrafos nunca viram muita valor ou vantagem no Google Imagens, mas agora com o novo recurso isso tudo pode mudar. “Esta é uma boa notícia, especialmente para fotógrafos independentes que desejam vender imagens de seus próprios sites. O Imagens do Google tem potencial para ser a principal fonte de tráfego e receita para fotógrafos, supondo que eles estejam configurados para tirar proveito disso”, disse Grover, num artigo publicado em seu blog.

Em tempos de crise, principalmente, causada pela pandemia do COVID-19, e um retorno lento as atividades, a venda de fotos pode ser uma boa alternativa para muitos fotógrafos. Então, se você deseja que suas fotos exibam o selo “Licenciável” no Google Imagens quando o recurso for disponibilizado, já comece a adicionar os dados de licenciamento em todas as fotos do seu site seguindo as instruções nesta documentação.