Tendência

Google Fotos vai excluir suas fotos se você não fizer login por dois anos

O Google anunciou que irá excluir as fotos dos usuários que não fizerem login em suas contas por dois anos. Em um post publicado em seu blog na última terça-feira, a empresa informou que começará a excluir as imagens do Google Fotos a partir de dezembro.

“Você precisará fazer login especificamente no Google Fotos a cada dois anos para ser considerado ativo, garantindo assim que suas fotos e outros conteúdos não sejam excluídos. Da mesma forma, enviaremos várias notificações antes de tomarmos qualquer medida”, disse Ruth Kricheli, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos do Google, no post do blog.

A política atualizada de contas inativas estabelece que um usuário precisa fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos para manter o acesso ao Google Fotos, Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar e YouTube. Inicialmente, a exclusão será direcionada a “contas que foram criadas e nunca mais utilizadas”, e a empresa enviará várias notificações aos usuários antes de excluir a conta. Essas notificações também serão enviadas para o email de recuperação solicitado pelo usuário.

Embora a política de contas inativas tenha entrado em vigor nesta semana, o Google afirma que implementará a política gradualmente e com bastante aviso aos usuários. No entanto, a empresa também observa que começará a excluir as contas a partir de dezembro deste ano.

Para manter uma conta, o usuário só precisa fazer login em sua conta do Google Fotos ou em qualquer serviço do Google e ler ou enviar um email, usar o Google Drive, assistir a um vídeo no YouTube ou realizar uma pesquisa, entre outras atividades.

A empresa afirma que o plano de excluir contas inativas do Google Fotos se aplica apenas a contas pessoais e não afetará organizações como escolas ou empresas que utilizam o Gmail e outros serviços do Google. O Google começará a excluir contas que não foram utilizadas por pelo menos dois anos como parte de um esforço para lidar com riscos de segurança.

Uma análise interna do Google revelou que as contas abandonadas são muito menos propensas a ter verificação em duas etapas, um método de autenticação que ajuda a confirmar a identidade do usuário. “Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de ter a verificação em duas etapas configurada”, escreve Kricheli.

“Isso significa que essas contas muitas vezes são vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas para qualquer coisa, desde roubo de identidade até a disseminação de conteúdo indesejado ou malicioso, como spam.”

Artigos relacionados