Google Arts & Culture: Aplicativo do Google encontra personagens de obras de arte parecidos com você

O Google tem um excelente aplicativo chamado Google Arts & Culture, que usa inteligência artificial, para encontrar seu sósia em famosas obras de arte. O Google compara seu rosto com mais de 200 mil obras de arte em seu banco de dados e, em seguida, encontra o personagem que é mais parecido com você. Às vezes, os resultados são incrivelmente precisos. Mas, em outras vezes, eles são apenas hilários. Esse é um jeito incrível de se conectar com obras de arte que provavelmente você não conheceria de outra forma. Além de ser muito divertido de compartilhar com os amigos.

Como encontrar um personagem de obra de arte parecido com você?

Basicamente, o Google Arts & Culture precisa que você faça uma selfie para encontrar seu “clone” ou sósia no mundo das artes. Mas para você facilitar sua vida fizemos um passo a passo desde baixar o aplicativo até avaliar os resultados. Siga esses 5 passos:

Passo Um: Baixe o aplicativo Google Arts & Culture.

Essa parte é fácil. Vá à loja de aplicativos e instale o app. O Google Arts & Culture está disponível para download para Android e iOS.

Passo Dois: Abra o aplicativo e clique no ícone de uma câmera.

Na página inicial do Google Arts & Culture existe o ícone de uma câmera na parte inferior da tela. Clique nela para acessar o menu de ferramentas e serviços do aplicativo.

Passo Três: Selecione o ícone do Art Selfie.

Depois de clicar na câmera, o Google apresenta uma série de ícones para selecionar várias experiências para ver obras de arte (Art Projector), encontrar obras de arte usando as cores de sua foto (Color Palette), entre outras. Role os ícones para o lado esquerdo até encontrar o Art Selfie, ferramenta responsável por encontrar retratos em obras de arte parecidos com você.

Passo Quatro: Tire uma selfie.

Para usar o Art Selfie é bastante simples. Primeiro, clique no botão “Tirar uma selfie”, que está na parte inferior da tela. Assim o Google libera a câmera do seu celular para fazer a selfie. Mas atenção! O Google Arts não permite você carregar fotos de sua galeria, por isso, você é obrigado a fazer sempre uma nova selfie. Então, capriche na pose e composição e faça a sua foto clicando no ícone inferior da tela (em círculo azul).

Passo Cinco: Descubra com quem você é parecido em obras de arte.

Depois de poucos segundos de busca, o Art Selfie mostrará várias os personagens de obras de arte que ele entende serem parecidos com você, incluindo o título da obra e onde ela está atualmente exibida no mundo. Observe também que o aplicativo mostra um percentual no canto superior esquerdo da tela. Esse é o percentual representa. o quanto você é parecido com aquele personagem. Legal, né! Na parte inferior da tela você pode salvar o resultado ou compartilhar em suas redes sociais. Mas além do retrato de maior correspondência, o Art Selfie também mostra outros personagens que possuem semelhança com você. Basta mover a tela para o lado para ver outras correspondências curiosas.

O que é o Google Arts & Culture?

O Google Arts & Culture foi criado em 2011 com o objetivo de levar acervos de museus, galerias de arte e organismos culturais para além das quatro paredes físicas dessas instituições e compartilhá-los com uma audiência global. Junto com mais de 1800 museus em 80 países, o Google Arts & Culture permite o acesso gratuito à informação e detalhes sobre obras de arte para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Atualmente, o Google Arts & Culture tem mais de 200 mil imagens digitais em alta resolução de obras de arte originais, 7 milhões de artefatos arquivados, mais de 1.800 capturas de museus do Street View e mais de 3 mil exposições on-line com curadoria de especialistas.

Dentro do Google Arts & Culture os visitantes podem pesquisar ou navegar por obras de arte, pontos turísticos e patrimônios mundiais, bem como por exposições digitais que contam a história por trás dos acervos de instituições do mundo todo. Inclusive, há obras de 57 museus brasileiros, dos quatro cantos do país, incluindo algumas das instituições culturais mais icônicas e adoradas pelos brasileiros, como a coleção do Instituto Inhotim.

Sair da versão mobile