Gilvan Barreto lança ‘Moscouzinho’ no RJ

O fotógrafo Gilvan Barreto, autor de Moscouzinho, é atração do projeto Sexta Livre da próxima semana, 18/01, no Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro. A partir das 19 horas, o fotógrafo pernambucano estará no espaço cultural da Urca para lançar o livro, projetar imagens e conversar com o público. A entrada é gratuita

Moscouzinho é o apelido de Jaboatão dos Guararapes (PE), cidade que elegeu o primeiro prefeito comunista do Brasil, em 1947. Natural de Jaboatão, Gilva viveu aqueles tempos de “comunismo tropical”: seu pai era da esquerda e ele vivia indo a comícios e reuniões políticas do “Partidão”

.

O livro nasceu do seu desejo de homenagear seus pais e sua cidade. O autor recorreu a antigos álbuns de família, documentos garimpados nos arquivos do antigo Dops, elaborou cartazes, colou nos muros nos arredores de sua casa, também na Urca, e teceu sua narrativa com imagens que transparecem “os traços da ação humana ao invés da presença da máquina, da tecnologia”, afirma Gilvan.

O livro conta com textos do jornalista e escritor Xico Sá, do compositor Zeroquatro e do curador de fotografia da Pinacoteca de São Paulo Diógenes Moura, para quem Moscouzinho “é um tubo de ensaio com inquietação psicológica: o reflexo de um homem que olha para trás para não perder o juízo, para não endoidecer, para não naufragar à beira de um imenso ‘azul de noturno mar’”

O Ateliê da Imagem fica na Avenida Pasteur, 453.

Artigos relacionados