A Getty Images resolveu dar uma geral no seu arquivo de fotos genéricas de mulheres. O objetivo é contextualizar o papel delas na sociedade atual, fugindo ao estereótipo que até então vigorou no acervo da empresa, que é distribuído mundialmente para jornais e agências de publicidade. Em lugar de imagens de mulheres provocantes, em poses eróticas, a Getty quer fotos mais autênticas, que denotem a real participação das mulheres na sociedade e nos negócios.
A iniciativa conta com a ajuda da LeanIn, organização não governamental fundada pela executiva do Facebook, Sheryl Sandberg, que atua na capacitação de mulheres. Por meio da parceria, foi criada uma coleção de mais de 2500 imagens – a coleção Lean In – que traduzem a nova orientação imagética da empresa.
Parte dos lucros da nova coleção será usado para a criação de bolsas de fotografia que contemplem esse olhar mais condizente com o universo feminino. A LeanIn também terá um aporte financeiro para implementar seus projetos.
“A imagem é a linguagem universal através da qual o mundo se comunica”, afirma Jonathan Klein, cofundador e CEO da Getty Images. “Através da nossa plataforma global, que abastece mídia, agências de criação e marqueteiros em mais de 100 países com as imagens de que precisam para contar suas histórias, a coleção Lean In tem o poder de conduzir a conversa visual e produzir mudanças reais. Isso é o que torna essa parceria tão excitante”, considera.
Para conhecer a nova coleção, clique aqui.