No início da semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a Getty Images, gigante do segmento de bancos de imagens, como a agência de fotografia oficial e fornecedora exclusiva de imagens da entidade.
O acordo já vale para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrem entre 5 e 21 de agosto. Para cobrir o evento, a agência irá mobilizar mais de 120 profissionais, incluindo um time de premiados fotógrafos de esportes, todos munidos com câmeras de 360°. Haverá também um especialista em gigapixel fotografando os principais locais de competição.
A expectativa é que sejam produzidas mais de 1,5 milhão de imagens das Olimpíadas do Rio. Mais de 85 mil serão distribuídas para segmentos de mídia do mundo todo. A Getty terá cerca de 100 quilômetros de cabos de fibra ótica nos locais dos jogos, ligando os fotógrafos aos editores da empresa baseados no centro de imprensa olímpico. Isso permitirá que uma nova imagem seja publicada no site do evento em apenas 120 segundos.
“As mídias sociais e a proliferação de canais através dos quais as pessoas consomem conteúdo promoveram um grande impacto na maneira como assistimos e vivenciamos os Jogos Olímpicos. Imagens poderosas que contam uma história nunca foram tão importantes. Elas criam engajamento, inspiram e evocam emoção. Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de fornecer um conteúdo fascinante que vai inspirar e envolver os fãs de esportes em todo o mundo”, disse Ken Mainardis, vice-presidente de esportes e serviços da Getty Images.
“Como líder da indústria fotográfica, a Getty Images tem demonstrado sua habilidade de capturar a magia dos Jogos Olímpicos e as inspiradoras conquistas dos atletas olímpicos por muitos anos. Por meio das plataformas de distribuição global da Getty Images é possível não só atender as necessidades do movimento olímpico, mas também apoiar as organizações de mídia em todo o mundo com fantásticas imagens olímpicas”, observou Timo Lumme, diretor-gerente dos serviços de televisão e marketing do COI.