Sempre falamos aqui no iPhoto Channel que o papel do fotógrafo e da fotografia vai além de apenas um cliente contratar seu trabalho e você prestar o serviço de registro de fotos. A fotografia têm um grande poder transformador na vida das pessoas e do mundo. Um exemplo incrível dessa visão foi dado pelo fotógrafo paraense Felipe Marques. Ele ofereceu um ensaio fotográfico e um “dia de princesa” para uma gari da cidade de Belém, no Pará.
“Abordei uma gari e estou simplesmente encantado com a beleza dessa mulher. Obrigado por ter topado, espero que goste das fotos”, disse o fotógrafo na legenda de uma postagem em que mostra o momento que abordou na rua a gari Anne Caroline. Veja abaixo o vídeo:
“Eu nunca imaginava que iria receber um convite para fazer um ensaio fotográfico no meio da rua, ser maquiada, de fato um dia de princesa. Foi maravilhoso! Na hora, eu fiquei surpreendida. O sentimento é de gratidão, porque só a gente sabe o preconceito que nós [garis] sofremos. Só o fato de abrir a boca para dizer que é gari, as pessoas já tem nojo, criticam, acham que somos analfabetos, burros, não temos profissão e não é assim que funciona”, disse Anne ao site O Liberal, que graças ao trabalho de gari conseguiu se formar na faculdade de educação física e espera passar em breve num concurso para exercer à profissão de professora.
A iniciativa do fotógrafo foi muito elogiada por seus seguidores, o post recebeu mais de 27 mil curtidas e houve uma grande repercussão nas redes sociais e sites de notícias. “Ela merece o mundo, junto com esse fotógrafo”, disse uma seguidora em um dos comentários. Veja abaixo algumas das fotos do ensaio fotográfico feito por Felipe com a gari:
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.