Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

Fujifilm lança câmera X100F com visor híbrido, novo dial e foco rápido

Novo Dial na frente para controle de abertura

A linha X100 da Fujifilm tornou-se bastante popular como câmera adicional. Com seu visual simples e retrô, mas internamente robusta, o equipamento se tornou ideal para aqueles momentos que você só quer carregar uma câmera leve, com lente fixa e que seja potente. Um dos celebres usuários da linha X100 é Pete Souza, fotógrafo do Obama, proprietário de uma X100S.

A nova câmera fotográfica Fujifilm X100F
A nova câmera fotográfica Fujifilm X100F

Agora a Fujifilm adiciona uma nova câmera a esta família, a X100F, quarta da série X100. Ela vem substituir a já aclamada X100T. A Fujifilm X100F traz uma lente FUJINON 23mm f/2 (equivalente à 35mm em full-frame), com sensor de tamanho APS-C, sendo um CMOS X-Trans III de 24.3 megapixels. O processador é o mesmo da X-T2, o X-Processor Pro. O número de pontos de foco aumentou de 49 para 91, com tempo de autofoco mais rápido de 0,08 segundos e possibilidade de focus peaking.

“A X100F oferece excelente reprodução de cores e gradação de tons em fotos e vídeos, proporcionando aos fotógrafos maior mobilidade e uma experiência de usuário insuperável”, diz a Fujifilm.

iphoto-fujifilm-x100f-camera-fotografica-7

Na parte externa, a primeira modificação visível é um novo dial na frente da câmera, para controle de abertura. Na traseira há um novo joystick para selecionar ponto de foco. O dial de velocidade do obturador também mudou, agora além do controle da velocidade do obturador também pode modificar o ISO. A sensibilidade do ISO vai de 200 até 12.800, com expansão de 100 até 51.200.

As lentes de conversão WCL-X100 (converte para distância focal equivalente à 23mm em full-frame) e TCL-X100 (converte para distância focal equivalente à 50mm em full-frame) também foram atualizadas para versões ‘Mark II’. Elas oferecem contatos eletrônicos para que a câmera reconheça automaticamente as lentes de conversão quando estiverem conectadas e para que aplique correção de distorção.

A versão preta da X100F com a lente de conversão para 50mm
A versão preta da X100F com a lente de conversão para 50mm

A X100F utiliza um visor híbrido avançado que combina as características de um visor óptico (OVF) com um visor eletrônico (EVF) para maior desempenho. No modo Electronic Rangefinder, os usuários podem agora alterar a ampliação, mostrada como EVF no visor óptico para maior precisão ao verificar o foco. A pequena janela EVF pode exibir 100% do campo de visão, bem como ampliações de 2,5x e 6x, e a taxa de quadros EVF foi aumentada para 60 quadros por segundo.

O novo joystick para seleção de pontos de foco.
O novo joystick para seleção de pontos de foco.

Houve adição de configuração C no dial para compensação de exposição que permite ajustes usando o seletor de comando, ampliando a faixa para +/- 5 pontos. Há o novo modo de simulação de filme chamado ACROS. A Fujifilm X100F chega ao mercado em 16 de fevereiro, nas versões preto ou prata, a custará US$ 1299.

iphoto-fujifilm-x100f-camera-fotografica-1