A Fujifilm é atualmente uma das empresas mais afinadas com as demandas de seu público. Em um mercado difícil que é o da fotografia instantânea, a empresa tem crescido a cada ano, renovando o próprio mercado. E como prova disso, agora a Fujifilm lança uma câmera fotográfica híbrida, que faz as fotografias instantâneas no formato clássico quadrado da Polaroid (maior do que as comuns Instax Mini) e também registra essas fotos no formato digital – para quem quiser compartilhar assim nas redes sociais. Isso dá a vantagem de poder continuar usando a câmera mesmo que ela esteja sem filme.
Mas como funciona? Primeiro você faz a foto, que já vai estar em formato digital gravada na câmera, e só depois escolhe se quer ou não imprimir no formato de fotografia instantânea. Antes de imprimir você ainda pode modificar ela com filtros e outras edições. Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=HVfkYEzixec
A SQ10 é a primeira câmera Fujifilm híbrida (digital e analógica) e também a primeira a utilizar o novo formato Instax Square Film, que faz fotos de proporção 1:1 (quadradas) e mede 8,6×7,2 cm com a borda. O sistema é intuitivo e fácil de usar, segundo da Fujifilm. O sensor digital é um CMOS de ¼ de polegada, que produz fotos em JPEG de 1920×1920 pixels.
“A SQ10 tem um design icônico e um formato fino, redondo e simétrico para fácil utilização. Ela tem um sistema de obturador duplo com dois botões na frente – um à direita e outro à esquerda. Eles funcionam também como botões de função para alternar modos de disparo. O anel da lente é feito com o aço escovado e as áreas específicas adicionam um sentido de profundidade e de textura em todo o corpo preto da câmera”, explica a Fujifilm.
A memória interna pode receber até 50 fotos, com expansão deste armazenamento usando cartões microSD. A bateria é recarregada através de um cabo micro USB e pode durar até 160 fotos. A Fujifilm SQ10 traz diversas possibilidades criativas, com 10 filtros diferentes para aplicar nas fotos antes da impressão, ferramentas de edição, ajuste de brilho e aplicação de vinheta.
Na parte ótica, a câmera fotográfica possui uma lente grande angular equivalente à 28,5mm e abertura clara de f/2.4. O controle de exposição e foco são automáticos e a SQ10 também traz sistema de reconhecimento facial. A câmera tem uma tela LCD colorida de 3 polegadas (resolução de 460 mil pontos) e pode ser montada em um tripé.
“Essas tecnologias permitem que a SQ10 tire fotos mais claras em condições de pouca luz (cenas de interiores e de noite) e fotos em close de uma distância tão próxima quanto 4 cm/10 cm com novas funções”, diz a empresa.
A Fujifilm Instax Square SQ10 estará disponível no mercado a partir de maio de 2017 por US$ 280 e o pacote de filme com 10 poses custará US$ 17.