O anuncio da câmera fotográfica X1D, da Hasselblad, chacoalhou o mercado fotográfico. Chegando como uma verdadeira revolução, a marca trouxe as poderosas médio formato, conhecidas por serem grandes trambolhos, para os pequenos corpos das mirrorless (câmeras sem espelho). Mas parece que a marca não vai ficar sozinha por muito tempo.
Rumores indicam que a Fujifilm deve estragar a alegria da Hasselblad muito em breve. A Fuji parece estar prestes a lançar sua própria mirrorless de médio formato em setembro. O site Fuji Rumors ainda brinca com a sigla MF, de médio formato, para dizer que a nova câmera será “More Affordable”. Ou seja: Mais Acessível, provavelmente mais barata que a Hasselblad (hoje apenas o corpo da câmera fotográfica Hasselblad X1D custa cerca de US$ 9 mil).
A Fujifilm de médio formato deve ter um sensor de 50 megapixels, vir com opção de 3 e pode ser revelada na Photokina deste ano, com vendas a partir de 2017. O preço ainda continua em segredo.
Câmeras fotográficas de médio formato são aquelas utilizadas para fotografar imagens publicitárias grandes, que precisam se alta definição e detalhes. Nas analógicas, são conhecidas por usarem filmes 120mm, ao invés do comum 35mm. Estas câmeras criam fotografias que podem ser impressas também em grandes tamanhos com altíssima resolução.