Francês Laurent Chéhère expõe na Galeria Lume

A Galeria Lume, em São Paulo, abre ao público no dia 24 de maio a exposição Flying Houses, do artista francês Laurent Chéhère. Inspirada no filme Le Ballon Rouge (1956), a mostra apresenta onze imagens de casas parisienses em suspensão no céu.

Segundo Laurent, um fotógrafo viajante que foi da publicidade à imagem conceitual – passando pela fotorreportagem –, a série surgiu em 2008, a partir de suas andanças por bairros da região nordeste de Paris. “Essa parte da cidade é muito pobre e em cada metro quadrado é possível explorar uma rica diversidade cultural”, explica.

Ele criou digitalmente, a partir de detalhes arquitetônicos fotografados nessa região, uma série de casas flutuantes, que parecem ser mantidas em contato com o solo por meio de fios, algo que lembra a animação Up – Altas Aventuras (2009). No entanto, a inspiração aqui é o filme de Albert Lamorisse, do qual Laurent procura se aproximar ao usar uma paleta cromática similar à do filme francês.

Entre as construções que o fotógrafos pôs nos ares, temos uma casinha com floreiras na janela, um hotel velho e decadente, um trailer com um varal repleto de roupas, um cortiço, uma casa com placa anunciando venda, uma fábrica, um edifício comercial pichado e até um circo.

O objetivo do artista foi chamar a atenção para a situação precária da periferia da capital francesa. Flying Houses ficará na Lume até 30 de junho, no segundo andar do número 711 da Rua Joaquim Floriano, no Itaim Bibi. As obras expostas estarão à venda, por valores que variam de 14 a 26 mil reais.

 

Artigos relacionados