Fotos viram aquarelas em exposição no Pará

Foto: João Capobianco/Rubens Matuck
Um dos resultados do encontro da câmera de João e das tintas de Rubens, em exposição em Belém

Um trabalho a quatro mãos e uma mistura de linguagens artísticas. O resultado? Aquarela sobre fotografia, exposição que os autores, João Capobianco e Rubens Matuck, inauguram nesta sexta-feira, 14, às 19h30, na galeria Kamara Kó, em Belém (PR).

Com curadoria da pesquisadora Rosely Nakagawa, a mostra é resultado da longa parceria entre João, fotógrafo e ambientalista, e Rubens, artista plástico. Desde 1997, esses paulistas percorrem o interior do Brasil, um fotografando a paisagem, o outro ampliando os limites da mesma imagem com tintas e pincéis.

Seu destino mais comum dé a região amazônica. Foi para lá que João se dirigiu na primeira vez, após ouvir do amigo o conselho de que ele deveria conhecer o Brasil, pois, “para um artista se formar, precisa conhecer sua terra”.

Isso foi há quinze anos. O resultado visual dessas andanças já rendeu calendários e um livro, Brasil que Resiste, de 2002. Agora, 25 imagens formadas pela sobreposição dessas técnicas aparentadas forma a exposição na Kamara Kó, cuja período de visitação se estende até o dia 29/09, com entra gratuita. O endereço: Travessa Frutuoso Guimarães, 611, Campina, em Belém.

Artigos relacionados