“Eu sempre fui atraída por expressões humanas autênticas”, diz a fotógrafa sueca Moa Karlberg, que criou este incrível registro das expressões de mulheres durante o parto. Moa fotografou mulheres na Europa e na Africa, com a intenção de demonstrar as diferenças de tratamento da questão nos diferentes locais.
E tudo começou quando ela trabalhava num jornal. “No início de minha carreira, eu trabalhei como estagiária em um jornal local. Na época, havia um baby boom, na Suécia, e um repórter e eu fomos mandados para uma maternidade para acompanhar uma mulher ao longo de todo o processo de dar à luz”. Especificamente nos partos da série, ela ficou até 18 horas acompanhando as mulheres.
“Estar naquele pequeno quarto, compartilhando tal momento emocionalmente intenso e crucial, deixou uma forte impressão em mim. Foi uma das situações de vida mais reais que eu já tinha fotografado”, diz Moa.
E quais as diferenças notadas por Moa? Na Europa, ela percebeu que havia a vantagem dos analgésicos e de contar com uma equipe médica. Já na África, por exemplo na Tanzânia onde fotografou, faltavam recursos básicos na clinica, como a própria anestesia e equipamentos médicos.
Mas, apesar das diferenças nos processos médicos, Moa Karlberg ficou impressionada com a semelhança nas expressões faciais. “Todo mundo passa pelas mesmas fases físicas, embora as mulheres europeias usem analgésicos que a maioria das mulheres da Tanzânia não tem acesso”.
FONTE: REFINERY, CATRACALIVRE