8 de março, Dia Internacional da Mulher, é comemorado oficialmente desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data, porém, desde o início do século 20, já aconteciam movimentos femininos de luta e comemoração por mais espaço da mulher na sociedade. Por isso, fizemos uma seleção das fotos que mostram as origens do Dia Internacional da Mulher e um pouco da sua história.
Existe uma versão muito comum das origens do Dia Internacional da Mulher em que ele foi criado em 1907, para marcar o 50º aniversário de um protesto brutalmente reprimido por trabalhadoras do setor de roupas e têxteis da cidade de Nova York. Mas segundo pesquisas mais recentes nem o protesto de 1857 nem o tributo ao 50º aniversário realmente ocorreram.
O primeiro Dia Nacional da Mulher oficial
A historiadora Temma Kaplan revelou que o primeiro Dia Nacional da Mulher oficial foi realizado na cidade de Nova York em 28 de fevereiro de 1909. Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho — na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana. A organizadora trabalhista Leonora O’Reilly e outras se dirigiram à uma multidão de milhares de mulheres, na 34th Street com a Third Avenue. Enquanto isso, no Brooklyn, a escritora Charlotte Perkins Gilman (famosa por “The Yellow Wall-paper”) disse à congregação da Igreja de Parkside: “É verdade que o dever de uma mulher está centrado em seu lar e na maternidade … [mas] o lar deveria significar o todo país, e não ficar confinado a três ou quatro quartos ou uma cidade ou um estado. ”
Depois dos Estados Unidos, o “Dia da mulher” também pegou na Europa. Em 19 de março de 1911 foi realizado o primeiro Dia Internacional da Mulher e atraiu mais de 1 milhão de pessoas para comícios em todo o mundo. Apesar da Primeira Guerra Mundial em 1914, as mulheres continuaram a marchar e protestar no Dia Internacional da Mulher.