História da Fotografia

Fotos mostram a menina que inspirou “Alice no país das Maravilhas”

Você sabia que a personagem Alice, do livro “Alice no país das Maravilhas”, foi baseada em uma menina real? O autor dos livros Lewis Carroll (1832-1898), inclusive fotografava a menina. A inspiração partiu da amizade do autor com Alice Liddell, que tinha por volta de 10 anos quando foi registrada nas fotos abaixo. Ela era filha de Henry George Liddell, deão da Christ Church College (futura Universidade de Oxford), onde Lewis Carroll era bibliotecário.

iphotochannel-alice-no-pais-das-maravilhas

Carroll mostrava notável habilidade artística para a fotografia, enquanto utilizava o método de fotografa em placa-úmida, algo complexo e difícil na fotografia da época, diz o The New York Times. Porém, quem era Alice Liddel? Há controvérsias sobre o que a criança representava para o escritor.

iphotochannel-alice-no-pais-das-maravilhas

Por volta da década de 1930, biógrafos e estudiosos de Lewis Carroll começaram a questionar a motivação e a natureza por trás relacionamento de Dodgson com meninas mais jovens durante sua vida. “As cartas de Lewis Carroll às meninas com quem ele fotografou revelam uma intimidade fora do comum. Em umas destas cartas, queimadas pela mãe de Alice Liddell, o escritor se despedia da menina com dez milhões de beijos, além de costumar pedir de presente cachos de cabelos para beijar”, escreve o site Homo Literatus.

iphotochannel-alice-no-pais-das-maravilhas
iphotochannel-alice-no-pais-das-maravilhas

Para além das suspeitas, é um fato conhecido que o assunto de seus escritos, fotografias e pinturas eram em sua maioria meninas de 10 à 15 anos. Especificamente na fotografia, mais de metade seu portfólio mostra garotas jovens, muitas das quais estão nuas ou semi-nuas.

FONTES: HOMO LITERATUS, HISTORUBUFF, NY TIMES, PETAPIXEL