Fotos em preto e branco: 3 dicas para criar as melhores imagens
Quando você pensa em preto e branco é muito mais significativo do que a câmera que você usa ou como você converte suas fotos em monocromático. Esta é a mudança mental que você precisa fazer se quiser criar as melhores fotos em preto e branco. Aqui estão algumas ideias-chave para ajudá-lo a entender isso:
1. Converta apenas suas melhores fotos em preto e branco
Você só deve converter suas MELHORES fotos em preto e branco. Alguns fotógrafos parecem pensar que você pode resgatar fotos ruins convertendo-as em preto e branco. Mas se você pensar assim, você converterá suas fotos mais fracas, não as mais fortes. Essa não é a maneira de construir um bom portfólio em preto e branco. Em vez disso, faça o oposto.
Escolha suas melhores fotos e transforme-as em lindas fotos em preto e branco e dedique o tempo que precisar no software de edição de fotos escolhido para fazer um bom trabalho. Suas melhores fotos merecem esse nível de cuidado e atenção.
2. Conecte-se com seu assunto
Bons fotógrafos em preto e branco procuram conexão, expressão e emoção. Preto e branco é ideal para isso porque captura bem o caráter. Mostra a verdadeira essência do sujeito, seja uma pessoa, um lugar ou um objeto.
Por exemplo, preto e branco é uma excelente escolha se o seu objetivo é fazer um retrato que capture algo do caráter ou da alma do seu modelo. Os retratos em preto e branco têm uma qualidade atemporal que mostra personalidade. Eles ajudam você a ver de uma maneira mais profunda.
Essa ideia se aplica a todos os tipos de assuntos, não apenas fotos de pessoas. A fotografia em preto e branco vai abaixo da superfície. Revela coisas como textura e forma que também ajudam a definir o caráter de um objeto.
Por exemplo, se você está fazendo um retrato de alguém, está procurando o momento em que faz uma conexão emocional com seu modelo. É quando é mais provável que você tenha uma expressão poderosa em seu rosto, como um momento de reflexão, tristeza ou vulnerabilidade. Ou você pode descobrir que tem uma conexão com uma paisagem ou ambiente urbano específico. Procure maneiras de fotografar as coisas que atraem você nessa cena.
3. Pense como um fotógrafo de Fine Art
A fotografia fine art tem muitas definições, mas penso nela como um processo que resulta em um objeto tangível, como uma impressão ou um livro de fotos. Leva tempo (e custa dinheiro) para fazer uma impressão. Há um limite para quantas impressões você pode pendurar em sua casa. Então faz sentido imprimir apenas suas melhores fotos, certo?
Pensar assim ajuda a desacelerar. Ele encoraja você a pressionar o botão do obturador com menos frequência. Você começará a pensar mais em composição, luz e encontrar um assunto interessante. Quando você encontrar algo interessante para fotografar, não tire apenas uma foto e siga em frente. Pergunte a si mesmo como você pode fazer um melhor. Existe uma maneira de melhorar a composição? O que acontece se você usar uma lente diferente ou mudar seu ponto de vista? Você pode obter um resultado melhor se voltar quando a luz for diferente?
As respostas a essas perguntas ajudarão você a criar melhores fotos em preto e branco (e melhores fotos em geral também). É também uma extensão da ideia de que você deve converter apenas suas melhores fotos em preto e branco.
Por exemplo, o Instagram oferece uma plataforma de comprimento infinito (você pode adicionar quantas fotos quiser). Ele encoraja você a postar todos os dias (para mais curtidas e engajamento de seguidores). Mas imprimir suas fotos o incentiva a adotar a abordagem oposta.
Quantas fotos boas você faz por ano? Quero dizer, realmente bons de primeira qualidade. Aqui está o que um dos fotógrafos mestres de todos os tempos tinha a dizer sobre este tópico:
É certo que Ansel Adams usou câmeras de grande formato e imprimiu em uma câmara escura. Câmeras digitais modernas e softwares aceleram o processo, mas a ideia básica ainda é boa. Você entenderá melhor se imprimir algumas de suas fotos para pendurar na parede de sua casa ou escritório.
Sobre o autor: Andrew S. Gibson é um escritor que vive no sudoeste da Inglaterra. Seu interesse pela fotografia começou quando seus pais lhe compraram uma câmera Ricoh KR-10m há mais de 20 anos. Desde então, ele fotografou em mais de 60 países, estudou fotografia e trabalhou como editor técnico da revista EOS. Hoje, ele ganha a vida ajudando as pessoas a fazer fotos melhores por meio de e- books e cursos de fotografia.