Tendência

Fotos impressionantes revelam o interior de instrumentos musicais

Se você olhar rapidamente as fotografias de Charles Brooks poderá pensar que ele é um fotógrafo de prédios abandonados. Mas se observar mais de perto, notará algo um pouco diferente sobre esses espaços e túneis cavernosos. Eles não são, de fato, edifícios, mas o interior de instrumentos musicais clássicos.

O fotógrafo criou uma série chamada Architecture in Music depois de trabalhar como violoncelista de concertos por 20 anos antes de iniciar sua carreira como fotógrafo profissional. Esse olhar “sob o capô” dos instrumentos que ele conhece permite que ele satisfaça sua curiosidade como músico e seja criativo como fotógrafo.

interior de instrumentos musicais
Interior de instrumentos musicais: um violoncelo Lockey Hill

As fotos foram “criadas meticulosamente usando uma lente de sonda especial de 24 mm da Laowa”, disse o fotógrafo. Ele modificou ainda mais a lente para torná-la menor e a usou com um corpo de câmera Lumix S1R. Leia aqui mais sobre a estranha, mas eficiente lente Laowa 24mm.

interior de instrumentos musicais
Interior de instrumentos musicais: Piano Fazioli

“O interior de um violoncelo ou violino era apenas algo que você só via ao ser consertado. A intrincada complexidade da ação de um piano estava escondida atrás de uma madeira envernizada espessa. Sempre foi emocionante ver dentro deles durante uma rara visita a um luthier”, disse o fotógrafo ao My Modern Met. “Explorar o funcionamento interno desses instrumentos veio naturalmente assim que consegui colocar minhas mãos nas lentes da sonda necessárias para fotografar os instrumentos sem danos.”

Para conseguir registrar de forma nítida e ampla o interior dos instrumentos, Charles Brooks usou o empilhamento de foco. “Nenhuma das séries é um tiro único. É impossível ter um foco tão claro em um único quadro (clique). Em vez disso, tiro dezenas a centenas de imagens da mesma posição, mudando lentamente o foco da frente para trás. Esses quadros são então cuidadosamente misturados em uma cena final onde tudo fica claro. O resultado engana o cérebro fazendo-o acreditar que está olhando para algo grande ou cavernoso. Gosto da dualidade de que o interior do instrumento parece ser sua própria sala de concertos”, revelou o fotógrafo.

interior de instrumentos musicais
Interior de um Contrabaixo Charles Theress

Quando Brooks começou a série, ele ficou surpreso com o que viu lá dentro. Cada instrumento tem sua própria história para contar, com marcas de reparos e ferramentas mostrando sua história. De um violoncelo do século XVIII a um saxofone moderno, esses instrumentos musicais são distintos em suas características. Ao registrá-los, Brooks conseguiu obter uma nova apreciação da habilidade e engenharia por trás do design externo. Veja abaixo alguns dos cliques impressionantes feitos pelo fotógrafo:

interior de instrumentos musicais
Steinway Modelo D
interior de instrumentos musicais
Didgeridoo australiano de Trevor Gillespie Peckham
Interior de um Saxofone Selmer
Saxofone Yanagisawa dos anos 80

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.