As plataformas de mídia social estão removendo bilhões de contas falsas, mas mesmo as contas reais não são tão autênticas como imaginamos. Nossa busca incessante pela perfeição física tornou nossos perfis e fotos na internet bastante desconectados da realidade e das nossas personalidades na vida real. Por isso, hoje está difícil de saber se a pessoa que estamos vendo no feed é real ou fruto de filtros de aplicativos como o Facetune, famoso app de retoque de fotos e selfies.
Mas por que devemos nos preocupar se as pessoas estão retocando em excesso suas fotos através de aplicativos ou mesmo através do serviço de editores e fotógrafos profissionais? Em 2019, Marika Tiggemann e Isabella Anderberg divulgaram um estudo chamado “A mídia social não é real: o efeito das fotos ‘Instagram versus realidade’ na imagem corporal das mulheres”. A pesquisa revelou que essas imagens têm o poder de causar grande impacto na nossa saúde mental das mulheres e aumentar sua insatisfação com sua imagem corporal.
Para alertar as mulheres sobre o baixo nível de realidade de fotos postadas no Instagram e que elas não podem ser referências para o mundo real, a TikToker RIKKI está produzindo uma série de vídeos e postagens mostrando suas fotos antes e depois de editá-las. Os comparativos e transformações nas formas do corpo, pele e expressões do rosto são chocantes. Veja abaixo:
As postagens de RIKKI já começaram a criar efeitos positivos nas redes sociais. Outra TikToker, Josephine Livinn, também começou fazer postagens sobre fotos do Instagram X Fotos da realidade. As publicações estão gerando milhões de visualizações, outras pessoas estão aderindo a campanha e uma nova tendência pode estar se criando nas internet. Veja abaixo algumas fotos de antes e depois que Josephine postou: