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Fotos de retrato: 3 razões pelas quais os clientes não gostam do resultado e como corrigir

O fotógrafo Dan St Louis é especialista em fotos de retratos profissionais de pessoas. Tendo feito milhares de fotos em seu estúdio, agora ele revelou as 3 principais razões pelas quais os clientes não gostam do resultado das fotos de retrato. Mas além de apontar os erros, Dan também ensina como corrigir essas falhas.

Razão 1: os clientes não estão acostumados com sua lente

A maioria dos clientes está acostumada a se ver através da lente do celular. Se eles não tiram fotos profissionais há anos, podem nem perceber como são em uma câmera comum.

Que diferença isso faz?

Bem, a distância focal de uma lente de câmera do iPhone é de 26 mm… também conhecida como lente ultra-larga para os padrões de qualquer fotógrafo. A maioria dos fotógrafos de retratos fotografa em uma distância focal de 50 mm, 85 mm ou maior.

Isso significa que, independentemente da lente que você estiver usando, o cliente pode descobrir de repente que prefere a aparência com a distância focal mais ampla.

Por que isso acontece?

Bem, dependendo do formato do rosto do cliente, uma lente grande angular pode realmente ser lisonjeira/fina para o olho. Para ver a diferença, confira esta comparação entre uma lente grande angular e uma teleobjetiva do maravilhoso post do blog Dan Vojtech sobre o assunto:

3 razões pelas quais os clientes não gostam de suas fotos de retrato (e como corrigi-las)
f/5.6, ISO 100, 1/250 segundo | Na verdade, prefiro o 50mm. 50mm também está mais próximo do olho humano.

Curiosamente, por acaso sei que prefiro fotografado a 50mm; Fiz o mesmo teste com um autorretrato.

Para os clientes que preferem que seu rosto pareça “mais fino” e não se importam com um nariz mais pronunciado, eles podem muito bem preferir a perspectiva grande angular de menos de 50 mm. O velho mito da internet de que “85 mm ou mais é o melhor para todos os retratos” está completamente errado na minha experiência. Depende totalmente: 50mm é na verdade o mais parecido com o olho humano. Por que alargar o rosto do seu assunto? (A menos que eles queiram.)

Como corrigi-lo

Experimente trocar as lentes. Temos sempre 50mm e 85mm à mão para estes cenários. Na verdade, eu não recomendaria tirar uma foto profissional em 35mm, a menos que o cliente queira um visual realmente criativo.

Razão 2: os clientes costumam atirar em si mesmos em um ângulo muito específico

Algumas pessoas, mesmo sem saber, tiram todas as suas fotos de um ângulo muito específico. Pode ser um lado do rosto que eles preferem, ou pode ser de baixo ou de cima, e assim por diante. Se as fotos que você está mostrando não são desses ângulos, você pode descobrir que o cliente não gosta de nenhum ângulo ao qual não esteja acostumado.

Tive clientes que pediram que eu atirasse neles de cima de uma escada de 1,80 m, como forma de evitar mostrar o queixo duplo. E tudo bem! Prefiro que me digam o que precisam do que guardar para si.

O outro cenário que vejo acontecendo não é “ângulo da câmera”, mas com o ângulo do queixo do cliente. Alguns clientes gostam de abaixar o queixo. Embora eu normalmente seja contra essa prática (parece pouco profissional), se o cliente insistir, sempre atenderei seus pedidos.

Você pode achar uma foto no nível da boca mais profissional ou natural, mas o cliente pode preferir significativamente uma foto acima da cabeça ou abaixo do queixo. Abaixo do queixo, as fotos transmitem mais poder, pois o espectador está literalmente olhando para o assunto. Fotos tiradas acima do queixo são tipicamente mais lisonjeiras.

A combinação de uma lente grande angular e perspectiva elevada pode ser o motivo pelo qual um cliente prefere suas selfies de celular às suas fotos. Na foto acima, pareço muito mais magra na foto da esquerda.

Como corrigi-lo

Confie no julgamento deles. Em todas as sessões, gosto de dizer aos clientes que eles podem me mostrar fotos de si mesmos que gostem ou não gostem. Este é um truque fácil para descobrir seus ângulos preferidos (especialmente se eles gostarem de várias fotos tiradas da mesma altura/lado).

Razão 3: Mudança de Contexto

Especialmente se você estiver fotografando em um cenário de estúdio, poderá descobrir que os clientes ficam subitamente horrorizados com o resultado das fotos. Há duas situações em que um cliente pode precisar alterar o plano de fundo ou o contexto de suas fotos de retrato de estúdio.

Primeiro, se o cliente tiver algum tipo de insegurança, as configurações do estúdio tendem a ser implacáveis. Um pano de fundo neutro chama a atenção para o rosto do cliente e pode destacar sua insegurança particular. Este é difícil, porque o cliente pode não se sentir à vontade para falar sobre esse problema. Você precisará usar empatia e estímulo gentil para descobrir o problema. Para 99% das pessoas, posso dizer que essas inseguranças são baseadas em: idade, físico ou características faciais.

Em segundo lugar, o cliente pode se sentir muito desconfortável em um estúdio. Para algumas pessoas, quando as luzes estão apontando para elas, elas enlouquecem. Você pode tomar medidas como conversar, brincar ou tocar música para ajudar a deixá-los mais relaxados. É natural que algumas pessoas tenham dificuldades nesse contexto.

Uma mudança de fundo e contexto geral para a foto pode fazer uma grande diferença na forma como o cliente percebe a qualidade. Ambas as imagens acima são, do ponto de vista de um fotógrafo, sólidas. Mas, às vezes, o cliente preferirá a formalidade de um cenário de estúdio ou a “sinceridade” casual de um cenário ao ar livre. Às vezes, eles não saberão que se sentem assim até que a sessão já esteja em andamento.

Como corrigi-lo

Para qualquer um desses casos, às vezes a melhor estratégia é levar o cliente ao ar livre. Fotos ao ar livre com fundos mais complexos podem ser mais tolerantes no rosto. Eles também podem ser mais familiares/confortáveis ​​para um cliente que nunca tirou fotos profissionais antes.

Como deve ser a sua reação diante de um avaliação negativa do cliente

Parte de ser um bom fotógrafo é manter o profissionalismo durante a sessão, não importa o que aconteça – mesmo que você receba um feedback negativo.

Nos últimos quatro anos, fotografei mais de 7.000 sessões de headshots e várias pessoas me disseram que não gostaram do primeiro conjunto de fotos que fizemos juntos, pelo menos na primeira parte da sessão . Se alguém disser que nunca teve um cliente dizendo isso, ou está mentindo, incapaz de ler quando um cliente está apenas sendo educado, não faz retratos individuais ou não trabalha com muitas pessoas.

3 razões pelas quais os clientes não gostam de suas fotos de retrato (e como corrigi-las)

Dos cem que me disseram isso, eu diria que pelo menos metade deles simplesmente não gostou de seus cabelos/roupas naquele dia. Mas, adivinhe como eu respondo todas as vezes?

“Ok, eu entendo totalmente. Existe alguma coisa, em particular, que você mudaria nas fotos?”

O que estou fazendo lá?

Primeiro, eu simpatizo e digo “eu entendo” sem levar para o lado pessoal. Eu só me preocupo em levar ao cliente as fotos que ele quer, então primeiro eu preciso criar um espaço seguro onde ele possa me dizer exatamente o que não gosta nas fotos atuais.

Em segundo lugar, pergunto diretamente o que eles não gostam nas “fotos” – não “minhas fotos” ou “suas fotos”. O objetivo é obter uma resposta real, e remover essa personalização em qualquer direção ajudará.

Recebo feedback cedo e frequentemente durante minhas sessões de fotos. Então, quando essas situações de uma em cem surgirem, estou pronto para corrigir e melhorar.

Você não tem ideia de quantas vezes eu transformei uma reação inicial negativa em uma sessão que o cliente descreveria como “facilmente a melhor foto minha que eu já vi”. Basta um pouco de profissionalismo e um processo à prova de balas.

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