Tendência

Fotos de paisagens: não cometa esses 5 erros

Depois de comprar uma câmera, o primeiro estilo de fotografia que normalmente as pessoas começam a fotografar são as paisagens. Apesar de parecer um tipo de fotografia simples, tirar fotos de paisagens exige muitos conhecimentos técnicos para captar boas fotos. Sem saber isso, muitos fotógrafos acabam não crescendo como fotógrafo. Por isso, o especialista em fotos de paisagens, Michael Shainblum fez um ótimo vídeo com os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem e impedem sua fotografia de melhorar substancialmente.

1. Não seja afobado, primeiro tire um tempo para realmente curtir a paisagem e depois fotografa-la

Fotos de paisagens: 5 dicas de fotografia

Michael recomenda que você não se precipite quando chegar numa nova paisagem e já comece a tirar fotos. Em seu tempo atrás das lentes, ele percebeu que consegue imagens melhores quando tira um tempo para realmente curtir e apreciar uma paisagem. Quer isso signifique passar um dia inteiro em um local ou explorá-lo com antecedência, Michael diz que é importante realmente se relacionar com um local para obter o máximo dele em imagens.

2. Evite tirar fotos de paisagens apenas de longe

Fotos de paisagens: 5 dicas de fotografia

Outro erro comum é sempre fotografar de longe. Ele estava com a mentalidade de que se estivesse em uma paisagem e a paisagem fosse legal, então se ele incluísse o máximo possível da paisagem em uma imagem, seria melhor.

“Houve uma época em que eu fotografava quase tudo em 14mm. Achei que distorção era a melhor coisa de todas, e foi isso. Nunca dei uma chance à telefoto. Eu estava obcecado em fazer aquelas fotos dramáticas de grande angular”, disse Michael.

Fotos de paisagens: 5 dicas de fotografia

Hoje em dia, Michael diz que raramente fotografa em 14mm. Ele é capaz de criar imagens únicas usando uma lente telefoto para selecionar e escolher elementos para contar uma história com mais clareza. Embora não haja absolutamente nada de errado em fotografar de forma ampla, você não deve se limitar apenas a grandes ângulos.

3. Tenha cuidado para não transformar sua arte no que você acha que os outros querem ver

Michael diz que, nesta era de mídia social, é fácil se distrair com o que outras pessoas dizem sobre seu trabalho. “Muitas vezes as pessoas dirão o que teriam feito de forma diferente ou o que acham que você deveria fazer. Tenha cuidado para não transformar sua arte no que você acha que os outros querem ver”, diz ele.

Michael não está defendendo a falta de um feedback ou relação construtiva entre seguidores e o fotógrafo, mas ressalta que você deve tentar evitar que outras pessoas ditem como deve ser sua visão e direção artística pessoal. “É a sua arte, essas são suas criações e essas são suas histórias que você quer contar.”

Gostou dessas três dicas iniciais do Michael? Então, agora assista ao vídeo abaixo, onde ele compartilha mais duas dicas preciosas para tirar fotos de paisagens. O vídeo possui apenas 9 minutos e está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados