As fotos criadas por geradores de imagens com inteligência artificial (IA) estão causando um gigantesco alvoroço em diversos segmentos. Depois de um fotógrafo ficar famoso no Instagram com falsos retratos criados por IA (leia aqui), agora o debate chegou na criação de imagens de mulheres sensuais para o OnlyFans, um famoso site de venda de fotos e vídeos de conteúdo para adultos.
A discussão explodiu nas redes sociais quando um usuário no Twitter compartilhou uma foto de quatro mulheres seminuas e questionou os seguidores se a imagem das mulheres era real ou uma imagem gerada por IA. Apesar de um nível de realismo impressionante, capaz de enganar a maioria das pessoas, as mulheres não eram reais e tinham sido criadas por um gerador de imagem IA. Veja abaixo a imagem:
Diante do impressionante realismo, o debate se fotos sensuais de mulheres criadas por IA podem ameaçar o futuro do OnlyFans atingiu nada menos do que 10 milhões de visualizações e milhares de compartilhamentos. E por mais surreal que pareça, boa parte dos usuários disseram que aceitariam pagar para ver as imagens IA no OnlyFans. “Eu pagaria por imagens como esta, mesmo sabendo que não são reais”, comentou um seguidor. Outro emendou: “Softwares de geração de imagens, como o DALL-E e Midjourney colocarão o OnlyFans fora do mercado”.
Para alimentar ainda mais a polêmica, o perfil Heartereum postou mais duas fotos sensuais de mulheres hiper-realistas geradas por IA e disse: “Vou criar um perfil no OnlyFans com imagens falsas geradas por IA para ganhar dinheiro de idiotas incrédulos”. As novas imagens confirmaram a grande capacidade dos geradores de imagens IA criarem também fotos de mulheres hiper-realistas para sites de conteúdo adulto. Veja abaixo:
Então, daqui pra frente será cada vez mais difícil saber o que é uma mulher real e uma mulher gerada por IA em fotos? A resposta é sim. Os geradores de imagens estão evoluindo a qualidade das fotos exponencialmente, mês a mês. Porém, um olhar mais atento ainda consegue descobrir pequenas falhas de revelam que as imagens não são de pessoas reais. Por exemplo, na imagem acima das mulheres asiáticas é possível perceber que a foto foi gerada por IA pela falha nas formas dos dedos das mãos. Observe que eles não estão bem definidos, aparecem truncados e com má formação. Essa falha na criação dos dedos é a mais comum e frequente na geração de imagens IA, mas a tendência é que nos próximos meses isso seja resolvido e aí será quase impossível saber o que é real ou IA.