Fotos do atípico litoral gaúcho no Ateliê

Durante a temporada de verão, a maioria dos gaúchos – ou todos que podem fazê-lo – desloca-se para o Norte, em busca de paisagens mais aprazíveis que as que encontra em seu próprio estado, caracterizado por praias de areias escuras, vento incessante, água gelada e turva.

Marco Antonio Filho, no entanto, passou todos os verões da infância e da juventude em Tramandaí, no litoral gaúcho. Estabeleceu com a cidade um laço afetivo que ele resolveu externar no ensaio Já não é mais verão, projeto contemplado no 12° Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2012.

MarcoAF08

MarcoAF07Individual de estreia de Marco Antonio – aliás, Marco A. F., como ele assina –, o trabalho será exibido na galeria do espaço cultural Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, a partir das 19 horas do próximo dia 14 (sexta-feira), com entrada gratuita.

O artista realizou o ensaio entre 2010 e 2013, durante os invernos, períodos em que a cidade, Marco afirma, vive um “tempo suspenso”, seus habitantes recolhidos em exílio à espera que o verão retorne. “Procuro, como um arqueólogo, recuperar o que se mantém – apenas fragilmente sinalizado – nos cenários de minha juventude”, afirma o gaúcho, que já participou de mostras coletivas no Brasil e na Europa e prepara, ainda este ano, a publicação de Viagem pela linha invisível, que ele fez em parceria com o jornalista e crítico de arte Eduardo Veras.

Já não é mais verão reúne 16 fotografias de formatos variados e permanecerá em cartaz até 10 de maio, na Avenida Pasteur, 453, Urca. Site do Ateliê: www.ateliedaimagem.com.br.

MarcoAF01

MarcoAF03

MarcoAF02

MarcoAF06

semmedo

Artigos relacionados