Fotopédia

O beijo do hotel de Robert Doisneau

Livro de fotografia

Gentilly, 1912 – Paris, 1994

As ruas de Paris foram imortalizadas por Robert Doisneau. O fotógrafo autodidata começou a realizar seus primeiros registros em 1929. Sua formação em litografia o fez transitar pela arte. Após publicar sua primeira fotografia na revista francesa Excelsior, foi contratado pela Renault, onde atuou como fotógrafo industrial e publicitário, em 1934.

iPhoto Editora - Robert Doisneau (1)

Depois de servir ao exército francês em 1939, começou a vender postais para poder sustentar sua paixão pela fotografia. Foi dentro da agência Rapho que Doisneau passou a contribuir com a fotografia de moda para a revista Vogue, entre 1949 e 1952. Apesar de ter transitado por outras vertentes da fotografia, foi na fotografia de rua que seu nome solidificou-se. Paris sempre foi sua paixão e o lugar que escolheu para retratar, com muito carinho e respeito.

iPhoto Editora - Robert Doisneau (12)

O cotidiano parisiense é representado de forma muito leve, fato que pode ser percebido em suas fotografias. As crianças eram tema constante, e Doisneau abordava-as com muita dignidade. Le baiser de l’Hôtel de Ville é a sua fotografia mais famosa, e retrata um romântico casal se beijando em meio as ruas movimentadas de Paris, mas as especulações criaram uma camada de desencanto em torno da imagem.

iPhoto Editora - Robert Doisneau (8)
Alguns dizem que a imagem foi encenada, aparentemente Doisneau estaria em um café quando avistou o jovem casal e os abordou pedindo para realizar a fotografia. Em seguida o fotógrafo foi processado pela intérprete, em 18 mil francos e os direitos da imagem. Em 2005, a cópia original foi leiloada por 155 mil euros para Françoise Bornet, a moça da fotografia.

iPhoto Editora - Robert Doisneau (4)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (1)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (3)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (6)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (7)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (9)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (10)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (11)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (12)

iPhoto Editora - Robert Doisneau (16)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

16/31

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário