Eve Arnold, uma pioneira no fotojornalismo mundial | Grandes Fotógrafas da História
A fotógrafa norte-americana Eve Arnold tornou-se a primeira mulher a entrar para a Agência Magnum, em 1951. Arnold ficou particularmente conhecida por seu trabalho usando a luz disponível, concentrando-se na imagem da lente e evitando o uso extensivo de iluminação fotográfica e flash. Ela registrou os treinadores de cavalos na Mongólia, trabalhadores de fábricas na China e haréns em Dubai, tornando-se membro definitivo da agência em 1957.
Eve Arnold nasceu Eve Cohen, na Filadélfia, Pensilvânia, em meio aos nove filhos dos imigrantes russos William e Bessie Cohen. Seu interesse por fotografia começou em 1946 enquanto trabalhava em uma fábrica de foto-acabamento na cidade de Nova York. Em 1948, ela foi aluna de Alexey Brodovitchdo, diretor de arte da Harper’s Bazaar, na New School for Social Research em Manhattan.Em 1941, ela se casou com Arnold Schmitz, com quem teve um filho, Francis.
Eve Arnold fotografou muitas das figuras icônicas que moldaram a segunda metade do século XX, mas ela ficava igualmente confortável documentando a vida dos pobres e despossuídos, trabalhadores migrantes, manifestantes dos direitos civis do Apartheid na África do Sul, veteranos de guerra do Vietnã desabilitados e pastores da Mongólia. Para Arnold, não havia dicotomia:
“Não vejo ninguém como ordinário ou extraordinário”, disse ela em uma entrevista à BBC, em 1990. “Eu vejo-os simplesmente como pessoas em frente à minha lente”
As imagens de Marilyn Monroe durante o filme “Os Desajustados”, de 1961, talvez sejam as mais conhecidas, mas Arnold fotografava a atriz desde 1951. As fotos anteriormente desconhecidas de Monroe foram exibidas em uma exposição da Halcyon Gallery em Londres, em maio de 2005. Ela também fotografou a rainha Elizabeth II , Malcolm X e Joan Crawford , e viajou pelo mundo fotografando na China, na Rússia, na África do Sul e no Afeganistão. Em 1970, terminou seu casamento e mudou-se para a Inglaterra.
Em 1980, ela teve sua primeira exposição individual, apresentando o trabalho fotográfico realizado na China, no Brooklyn Museum, em Nova York. No mesmo ano, ela recebeu o Lifetime Achievement Award da American Society of Magazine Photographers. Em 1993, ela foi feito Membro Honorário da Royal Photographic Society, e eleita fotógrafa mestre pelo International Center of Photography, em Nova York.
Em 1997, ela foi nomeada membro do Comitê Consultivo do National Media Museum (anteriormente o Museu da Fotografia, do Cinema e da Televisão) em Bradford , West Yorkshire. Em 2001, foi nomeada oficial honorária da Ordem do Império Britânico.
Arnold morou em Mayfair, em Londres, por muitos anos até sua última doença, quando se mudou para um lar de idosos em St George’s Square, Pimlico. Ela morreu em 4 de janeiro de 2012, aos 99 anos. Veja abaixo algumas de suas fotografias:
Veja mais fotos de Arnold no site da Magnum.
Fotos incríveis…