Fotopédia

Os retratos camaleônicos de Cindy Sherman | Grandes Fotógrafas da História

congresso de fotografia

As fotografias de Cindy Sherman podem ser confundidas com autorretratos, quando na verdade não mostram seu verdadeiro eu e sim os personagens criados para realizar aquela fotografia específica. A própria fotógrafa é a protagonista que interpreta diversos personagens criados e desenvolvidos por ela mesma, que tem como objetivo desencadear uma série de reflexões.

Seus personagens são baseados em imagens que encontramos de forma fácil e frequente em revistas, televisão e internet. Quando começou a produzir suas fotografias camaleônicas, Sherman buscou inspiração em personagens de filmes, como donas de casa e prostitutas, trabalhando esteriótipos de mulheres do meio midiático.

iPhoto - Cindy Sherman (14)

Sherman é considerada uma artista completa, é ela quem cuida de toda a construção por trás da fotografia, desde a maquiagem a locação. Suas imagens abordam questões feministas e indagam o papel do artista. Em sua exposição retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), Sherman foi comparada a artistas como Andy Warhol e Pedro Almodovár.

iPhoto - Cindy Sherman (1)

iPhoto - Cindy Sherman (2)

iPhoto - Cindy Sherman (3)

iPhoto - Cindy Sherman (5)

iPhoto - Cindy Sherman (6)

iPhoto - Cindy Sherman (8)

iPhoto - Cindy Sherman (10)

iPhoto - Cindy Sherman (11)

iPhoto - Cindy Sherman (13)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

22/31

 

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!