Fotopédia

As fotografias homoeróticas de Robert Mapplethorpe

Livros de fotografia

A cultura nas décadas de 1970 e 1980 sofreram uma enorme influência da contracultura nova-iorquina. Foi nessa época que Robert Mapplethorpe surgiu com as suas fotografias de flores e homoeróticas, colocando o seu nome entre um dos mais importantes fotógrafos da época.

iPhoto - Robert Mapplethorpe (9)

O primeiro contato com a arte foi por meio de esculturas e colagens de revistas eróticas. O curador John McEndry, do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, apresentou a fotografia lhe presenteando com uma Polaroid SX-70. A câmera de grande formato surgiu apenas em 1972, quatro anos depois Mapplethorpe estaria montando seu próprio estúdio, onde usava uma Hasselblad, para realizar as fotografias de retrato.

iPhoto - Robert Mapplethorpe (11)

Seu trabalho conquistou a popularidade quando começou a contribuir para as revistas Vogue e Esquire, suas lentes fotografaram importantes artistas da época como Andy Warhol, Debbie Harry e Richard Gere. Mas foi nos museus que a verdadeira essência de seu trabalho consagrou-se. Em 1977, acontecia sua exposição mais importante que abordava à fotografia de flores, nus masculinos e o sadomasoquismo. Temas que se tornaram frequentes em toda a sua carreira.

iPhoto - Robert Mapplethorpe (5)

Na época a homossexualidade ainda não era tema para criações artísticas, mas Mapplethorpe abordou mesmo assim. Transitando entre o sexo e o sadomasoquismo. A arte influenciou a sua vida pessoal, durante as criações Mapplethorpe descobriu-se gay. Por isso, suas fotografias são questionadas, pois há a participação do fotógrafo. A polêmica explodiu após a sua morte. Em uma exposição póstuma em Cincinnati, em 1990, policiais invadiram o local e processaram o museu Contemporary Arts Center of Cincinnati pela mostra.

iPhoto - Robert Mapplethorpe (7)

A história de vida de Robert é tema de livros, filmes e documentários. O fotógrafo foi casado com a cantora e escritora Patti Smith, com quem viveu durantes anos, mesmo após descobrir sua homossexualidade. Mapplethorpe é o responsável por criar quase todas as capas dos discos e inúmeros retratos da cantora.

iPhoto - Robert Mapplethorpe (4)

iPhoto - Robert Mapplethorpe (1)

iPhoto - Robert Mapplethorpe (1)

iPhoto - Robert Mapplethorpe (3)

iPhoto - Robert Mapplethorpe (6)

Brian Ridley and Lyle Heeter 1979 Robert Mapplethorpe 1946-1989 ARTIST ROOMS Acquired jointly with the National Galleries of Scotland through The d'Offay Donation with assistance from the National Heritage Memorial Fund and the Art Fund 2008 http://www.tate.org.uk/art/work/AR00196

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

18/31

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!