Fotopédia

A poesia cotidiana de Antanas Sutkus

congresso de fotografia

O fotógrafo lituano Antanas Sutkus é facilmente comparado com Cartier-Bresson. Mas só ao observar suas fotografias podemos perceber uma total discordância das imagens capturadas entre Sutkus e Bresson. Uma poesia bem diferente, o que torna as fotografias de Sutkus sensíveis a outro modo.

Sutkus ajudou a fundar a Sociedade de Arte Fotográfica da Lituânia, é formado em Jornalismo formado pela Universidade de Vilnius (Lituânia). O fotógrafo tem um extenso trabalho documental no dia a dia das pessoas que integravam um antigo país da União Soviética, o que faz de suas fotografias registros fortes e únicos.

Em 1965, Sutkus pode passar algum tempo com os filósofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, quando estiveram no país. Ele é autor da lendária fotografia de Sartre caminhando contra o vento em Nida, uma grande representação do filósofo perdido em seus pensamentos.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!