Fotopédia

A melancolia na fotografia documental de Paul Graham

Livros de fotografia

O fotógrafo Paul Graham foi um dos primeiros fotógrafos documentais britânicos a fotografar em cores e com câmera de grande e médio formato. Ele foi um dos grandes influenciadores de sua época na década de 1980.

New Europe / Foto: Paul Graham

Na época em que Margaret Thatcher era a primeira-ministra do Reino Unido apresentava-se uma transformação social que na visão de Graham transparecia uma enorme melancolia. O fotógrafo realizou várias viagens nas rodovias britânicas e captou momentos relevantes porém com uma certa frieza, algo que notasse até mesmo nas paletas de cores de suas fotografias, como em seu outro trabalho de grande importância onde documentou as salas de espera do governo britânico para auxílio aos desempregados.

Beyond Caring / Foto: Paul Graham
Trouble Land / Foto: Paul Graham

Em 1983 nasce seu livro fotográfico A1 – The Great North Road, que contém a épica fotografia Campos em chamas, Melmerby, North Yorkshire. Ter usado paisagens em um projeto documentário foi um ato e tanto, visto a quebra da visão do documentário social direto.

Campos em chamas, Melmerby, North Yorkshire / Foto: Paul Graham
A1 The Great North Road / Foto: Paul Graham
Beyond Caring / Foto: Paul Graham

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!