Fotopédia

A fotografia mais reproduzida de Alberto Korda

Livro de fotografia

A vida de fotógrafo de Korda começou como a de muitos fotógrafos, cobrindo cerimônias de batismo, casamento e festas de aniversário. Algum tempo depois abriu um estúdio em Havana, Cuba, onde dedicou-se à fotografia de moda e publicitária. Mas a vida de fotógrafo tomaria outro rumo.

iPhoto Editora - Alberto Korda (19)

Um dia caminhando pelas ruas de Cuba, Korda viu uma menina com um pedaço de madeira
nas mãos, um pedaço de papel imitava uma saia e formava o seu único brinquedo, uma boneca. Após essa fotografia Korda uniu-se a causa revolucionária de Cuba e tornou-se fotógrafo oficial de Fidel Castro.

iPhoto Editora - Alberto Korda (3)

Uma das fotografias mais reproduzidas é de sua autoria. Acidentalmente Korda realizou a imagem do icônico revolucionário Che Guevara, foram apenas uma vertical e outra horizontal. Mas em 1967, após a morte de Che Guevara, o italiano Giangiacomo Feltrinelli recortou os laterais da foto em horizontal e espalhou posteres pela cidade. Korda nunca recebeu remuneração pela imagem e nem foi atrás, para ele essa era a sua maneira de espalhar os ideais revolucionários.

iPhoto Editora - Alberto Korda (24)

iPhoto Editora - Alberto Korda

iPhoto Editora - Alberto Korda (5)

iPhoto Editora - Alberto Korda (4)

iPhoto Editora - Alberto Korda (1)

iPhoto Editora - Alberto Korda (6)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

14/31

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário