A fotojornalista Márcia Foletto acaba de ganhar o Prêmio Rei de Espanha, um dos mais importantes do jornalismo. Ela recebeu o troféu na última quarta-feira, em Madri, das mãos do rei Felipe VI pela imagem acima que mostra duas crianças, moradoras de Belford Roxo/RJ, estudando sentadas numa cama, alheias à pobreza que as rodeia.
A fotografia foi publicada na primeira página do jornal O Globo no dia 31 de maio de 2015, e fez parte da série “Os miseráveis”, fotografada por Márcia Foletto. A série retrata a realidade de 3,77% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 565 mil pessoas, que vivem em situação de extrema pobreza.
No 33º Prêmio Rei de Espanha, oferecido pela agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Márcia Foletto recebeu o prêmio na categoria “Fotografia”. Outra premiada do Brasil foi a Rede Record com a reportagem “Kalungas: As eternas escravas” na categoria “TV”. As produções brasileiras concorreram com outros 34 países. Os vencedores ganham 6 mil euros e uma estátua em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.
Fonte: O Globo, Meio e Mensagem