Concurso de Fotografia Fotojornalismo

World Press Photo 2019 anuncia o vencedor

Livro de fotografia

O vencedor do World Press Photo 2019 foi anunciado. O fotógrafo John Moore da Getty Images levou o prêmio com a imagem intitulada “Crying Girl on the Border” na qual uma criança chorando enquanto sua mãe é revistada. A cena se passa na fronteira do México com os Estados Unidos onde uma enorme repressão vem acontecendo nos últimos meses. Na época um dos mandatos do Presidente Trump era a separação dos pais e filhos.

Fotografia vencedora do World Press Photo 2019 Foto: John Moore

A mãe Sandra Sanchez e sua filha Yanela Sanchez estavam viajando há um mês pela América Central e pelo México antes de chegar aos EUA. Na situação, famílias haviam atravessado o Rio Grande do México em um bote com dez pessoas e acabaram sendo detidas pelas autoridades americanas. Foi quando o agente de segurança pediu para que Sandra colocasse a criança no chão. “Momento no qual me ajoelhei em uma perna e tirei seis fotos” conta Moore.

Foto: John Moore

O regime da “tolerância zero” em vigor na fronteira prevê que os imigrantes podem ser processados criminalmente por atravessarem. Dessa forma as crianças eram separadas dos pais e encaminhadas, muitas vezes, para centros de detenção diferentes. A fotografia de Moore foi publicada e tornou-se símbolo dos acontecimentos.

Foto: John Moore

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA confirmou que Yanela e sua mãe não estavam separadas. Elas acabaram passando por três centros de detenção, Sandra descreve o primeiro como uma “caixa de gelo” pelo frio e o segundo como um canil, por conta das grades. Hoje as duas aguardam a primeira audiência da justiça de imigração. Em 20 de junho Trump reverteu a política da separação de pais e filhos após pressão popular.

Foto: John Moore

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário