Wilton Jr. vence o Rei da Espanha pela 2ª vez

Protesto de indígenas deu segundo Rei da Espanha a Wilton Junior

O fotógrafo da Agência Estado Wilton de Sousa Junior conquistou nesta quarta-feira, 24, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, na categoria Fotografia. O fotojornalista de 38 anos havia conquistado a última edição do concurso com uma foto da presidente Dilma Rousseff durante cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), imagem que também lhe rendeu o Prêmio Esso.

Desta vez, Wilton levou o Rei da Espanha por uma foto publicada em junho do ano passado no Estadão e que mostra um protesto de indígenas durante a conferência Rio+20.

Segundo o júri do concurso, a foto “mostra o momento histórico no qual o Brasil se encontra, onde coexistem tradição e modernidade”.

Wilton trabalha como jornalista há vinte anos e desde 2001 atua na sucursal do Estadão no Rio de Janeiro. Segundo disse à agência EFE, o prêmio mostra a importância da luta de um povo por seus direitos.

Promovido pela Agência EFE e Agência Espanhola de Cooperação Internacional e para o Desenvolvimento (Aecid), o Rei da Espanha teve, na categoria Fotografia, 24 inscritos. O prêmio pago a Wilton Jr. foi de 6 mil euros (cerca de R$ 16,3 mil) e uma escultura do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Presidente Dilma é “atravessada” por uma espada, foto que venceu a edição anterior do prêmio

Artigos relacionados