Exposição relembra dias de protesto

rodrigo_paiva300_

A onda de protestos que tomou as ruas do país entre junho e setembro é o tema da exposição Nogas, promovida pela Galeria f 2.8, que o Espaço Sala, no centro de São Paulo, apresenta de sábado (28) até o dia 4 de outubro. Depois dessa data, ela irá para a Galeria f 2.8, no bairro Pinheiros, onde ficará até 4 de novembro.

Nogas reúne imagens e vídeos realizados por seis repórteres fotográficos que cobriram as manifestações. O título faz alusão a um item que foi indispensável durante a cobertura dos instantes mais tensos dos atos, quando houve choques com a polícia e foi necessário se proteger do gás lacrimogêneo lançado sobre os manifestantes.

Todo o material da exposição é inédito. Participam os fotógrafos Rodrigo Paiva, Marlene Bergamo, Fábio Braga, Eduardo Knapp, JF Diorio e Leandro Moraes. Foram selecionadas dezoito imagens, impressas na forma de grandes cartazes do tipo lambe-lambe. Alguns, inclusive, foram colados nas proximidades da Avenida Paulista para promover a exposição (veja teaser abaixo).

Outro artifício foi preparar uma trilha sonora para a exposição, com os sons daqueles dias de turbulência: gritaria, palavras de ordem e o som dos tiros da polícia – tudo para que o espectador possa sentir (ou lembrar) como foram os momentos mais intensos das manifestações.

“A exposição é uma volta do que a rua nos deu. As pessoas foram para a rua e demonstraram o desejo de mudança. Nós registramos e estamos devolvendo isso para a rua”, afirma Frâncio de Holanda, fundador da galeria e curador da mostra.

leandro_moraesc6p3635

O Espaço Sala fica na Rua Libero Badaró, 336. Porém, é preciso agendar a visita (98136.5644). A Galeria f 2.8 fica na Cônego Eugênio Leite, 883, bairro Pinheiros.

fabio_braga-0049560

Artigos relacionados