Fotojornalismo

Italiano conquista medalha Robert Capa

Livro de fotografia
Fotos da reportagem “Battle to Death”, vencedora da Robert Capa Gold Medal

A associação de fotojornalistas Overseas Press Club of America (OPC) anunciou nesta quarta-feira (24) o resultado do seu concurso anual. E como tem sido praxe em competições desse gênero nos últimos dois anos, a cobertura da guerra civil na Síria rendeu a láurea máxima da 74ª edição do OPC Awards, a medalha de ouro Robert Capa, que foi para o italiano Fabio Bucciarelli.

Sua reportagem Battle to Death, realizada no fim de 2012 na cidade de Aleppo, conquistou o prêmio, que em anos anteriores foi entregue a fotógrafos do quilate de James Nachtwey, Horst Faas e Eugene Smith. Ano passado, a medalha foi conquistada pelo brasileiro André Liohn, o primeiro sul-americano a figurar na lista de vencedores do prestigiado prêmio.

“A batalha pela conquista de Aleppo foi um verdadeiro massacre”, disse à Time Fabio Bucciarelli, que nasceu em 1980 e fotografa profissionalmente desde 2009, quando entrou na agência La Presse. Atualmente, trabalha para a France-Presse cobrindo conflitos pelo mundo e tem reportagens publicadas na maioria dos grandes jornais e revistas internacionais.

“É um prazer ver meu trabalho reconhecido por esse importante prêmio, e ver meu nome listado ao lado de grandes fotógrafos. Mas o maior prazer é mostrar o que está acontecendo na Síria e ter documentado as violações de direitos humanos naquele país”, afirmou Fabio, que, pelo mesmo trabalho, obteve premiações nos concursos World Press Photo e Pictures of the Year, entre outros títulos que coleciona.

“Cobrir o mundo nunca foi tão perigoso, e isso se reflete nas histórias que foram destaque na premiação deste ano”, afirmou Michael Serrill, presidente da organização. “Prestamos nossa homenagem aos homens e mulheres que estão na vanguarda da cobertura de notícias em todo o mundo”, completou. Outros fotógrafos premiados pelo OPC Awards este ano foram Samuel James, Manu Brabo, Oded Balilty e Bernat Armangue. Veja a lista completa de vencedores aqui.

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário