Fotógrafo do JC entre os melhores da Reuters

foto-gondim-2

Este flagrante feito pelo fotógrafo Alexandre Gondim, do Jornal do Commercio de Recife (PE), esteve entre as melhores imagens transmitidas pela agência Reuters na última semana. Feita na quinta-feira (15) durante o caos que se seguiu à greve de policiais militares e bombeiros do estado, mostra uma pessoa baleada sendo carregada por populares e figurou entre as escolhas do editor da agência internacional como uma das melhores das últimas 24 horas.

O incidente ocorreu no bairro do Pina, zona sul de Recife. E Gondim teve sorte e precisou de sangue-frio para obtê-la: “Estava no engarrafamento na (Avenida) Domingos Ferreira, quando vi as pessoas correndo”, ele contou ao JC. Depois que o carro do jornal voltou a andar, ele viu o grupo carregando um corpo ensanguentado. Alexandre pediu ao motorista que parasse e fez as imagens.

O grupo, entretanto, viu que ele fotografava e reagiu atirando pedras no veículo. O fotógrafo então pediu que o motorista saísse rápido, o que foi possível por conta do tempo que ficaram parados, permitindo que o trânsito à frente fluísse.

Com vinte anos de carreira, Alexandre Gondim se diz preocupado com o clima de tensão que envolve a capital pernambucana, muito disso em função da realização da Copa. “Hoje não podemos sair apenas com a câmera, é preciso se proteger com capacetes, coletes e máscaras de gás. É um clima de guerrilha urbana e não sabemos o que poderá ocorrer nos próximos protestos. A prova de que estamos em uma guerra é que a minha foto foi selecionada entre outros registros de conflitos, como Síria e Nigéria”, destacou.

Artigos relacionados